O que são Tríades?

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“O oceano é a harmonia. O barco que navega sobre o oceano é a melodia. As tríades são parte de um todo, que é mar e chão submerso.”

São conjuntos de notas, oriundos de uma estrutura escalar, organizadas em fundamental, terça e quinta. Refere-se a uma estrutura de duas terças sobrepostas.

Uma tríade pode ser maior, menor, aumentada ou diminuta. Cada escala possui sua especificidade quanto a composição de tríades. E delas se dão sua origem.

Observando as tríades separadamente chegamos a quarenta conjuntos.

Doze tríades maiores, assim doze conjuntos de composição maior. Observe abaixo organizada sendo a primeira nota a fundamental, terça maior e quinta justa, sucessivamente.

Dó, mi e sol, dó maior.

Ré bemol, fá e lá bemol – ré bemol maior.

Ré, fá sustenido e lá, ré maior.

Mi bemol, sol e si bemol, mi bemol maior.

Mi, sol sustenido e si, mi maior.

Fá, lá e dó, fá maior.

Fá sustenido, lá sustenido e dó sustenido, fá sustenido maior.

Sol, si e ré, sol maior.

Lá bemol, dó e mi bemol, lá bemol maior.

Lá, dó sustenido e mi, lá maior.

Si bemol, ré e fá, si bemol maior.

Si, ré sustenido e fá sustenido, si maior.

*algumas estruturas podem ser apresentadas de forma enarmônicas. O que não altera a composição de altura.

Doze tríades menores, assim doze conjuntos de composição menor. Observe abaixo organizada sendo a primeira nota a fundamental, terça menor e quinta justa, sucessivamente.

Dó, mi bemol e sol, dó menor.

Ré bemol, fá bemol e lá bemol – ré bemol menor.

Ré, fá e lá, ré menor.

Mi bemol, sol bemol si bemol, mi bemol menor.

Mi, sol e si, mi menor.

Fá, lá bemol e dó, fá menor.

Fá sustenido, lá e dó sustenido, fá sustenido menor.

Sol, si bemol e ré, sol menor.

Lá bemol, dó bemol e mi bemol, lá bemol menor.

Lá, dó e mi, lá menor.

Si bemol, ré bemol e fá, si bemol menor.

Si, ré, e fá sustenido, si menor.

Doze tríades diminutas, assim doze conjuntos de composição diminuta. Observe abaixo organizada sendo a primeira nota a fundamental, terça menor e quinta diminuta, sucessivamente.

Dó, mi bemol e sol bemol, dó diminuto.

Dó sustenido, mi e sol – dó sustenido diminuto.

*Se mantivesse a fundamental ré bemol, ficaria ré bemol, fá bemol e lá dobrado bemol. Para enarmonizamos com a estrutura que utiliza menos acidentes. O mesmo ocorrerá com a fundamental mi bemol, lá bemol. O que justifica a existência de duas espécies de acidente, sustenido e bemol.

Ré, fá e lá bemol, ré diminuto.

Ré sustenido, fá sustenido e lá, ré sustenido diminuto.

Mi, sol e si bemol, mi diminuto.

Fá, lá bemol e dó bemol, fá diminuto.

Fá sustenido, lá e dó, fá sustenido diminuto.

Sol, si bemol e ré bemol, sol diminuto.

Sol sustenido, si e ré, sol sustenido diminuto.

Lá, dó e mi bemol, lá diminuto.

Si bemol, ré bemol e fá bemol, si bemol diminuto.

Si, ré, e fá, si diminuto.

Doze tríades aumentadas? Apenas quatro conjuntos, formam a primeira construção simétrica da harmonia. Observe abaixo organizada sendo a primeira nota a fundamental, terça maior e quinta aumentada, sucessivamente.

Dó, mi e sol sustenido, dó aumentado.

Ré bemol, fá e lá – ré bemol aumentado.

Ré, fá sustenido e lá sustenido, ré aumentado.

Mi bemol, sol e si, mi bemol aumentado.

Mi, sol sustenido e si sustenido, mi aumentado.

Fá, lá e dó sustenido, fá aumentado.

Sol bemol, si bemol e ré. Sol bemol aumentado.

Sol, si e ré sustenido, sol aumentado.

Lá bemol, dó e mi, lá bemol aumentado.

Lá, dó sustenido e mi sustenido, lá aumentado.

Si bemol, ré e fá sustenido, si bemol aumentado.

Si, ré sustenido e fá dobrado sustenido, si aumentado.

*Observe que o conjunto de dó aumentado, mi aumentado e lá bemol aumentado possui exatamente o mesmo conjunto de alturas.

*Observe que o conjunto de ré bemol aumentado, fá aumentado e lá aumentado possui exatamente o mesmo conjunto de alturas.

*Observe que o conjunto de ré aumentado, sol bemol aumentado e si bemol aumentado possui exatamente o mesmo conjunto de alturas.

*Observe que o conjunto de mi bemol aumentado, sol aumentado e si aumentado possui exatamente o mesmo conjunto de alturas.

Conclusão

Dessa forma, podemos entender como doze tríades aumentadas, que usufruem de quatro conjuntos. Ou compreender que são apenas quatro tríades aumentadas. Assim, são doze tríades maiores, doze tríades menores, doze tríades diminutas, e quatro tríades aumentadas.

E das 4 tríades aumentadas, todas as notas podem ser a fundamental, a terça e a quinta. Dada a simetria. Algo como inversões, mas isso é assunto para outra publicação.

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João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.