O que significa um sustenido e um bequadro escrito juntos em uma nota?

sustenido e bemol
Cursos Técnicos

O que significa um sustenido e um bequadro escrito juntos em uma nota?

Uma pergunta relevante de um leitor que faço questão de incluir na pauta do blog: O que significa um sustenido em bequadro escrito junto em uma nota? Assim mesmo sem ter tido acesso a partitura, vou procurar exemplificar com as informações protocolares da linguagem e estruturação musical, que observei nos estudos musicais como docente e estudante.

A ocorrência de um sustenido e um bequadro em conjunto em uma nota, assim como o leitor trouxe, ou melhor de um bequadro e um sustenido, resulta do cancelamento parcial do acidente dobrado.

Por exemplo:

Uma nota está representada como dó dobrado sustenido, por que é sensível da nota ré sustenido, e em dado momento houve a necessidade de cancelamento parcial desse acidente. Justo posto não basta apenas instruir alocando apenas um sustenido para a nota. É preciso representar seu cancelamento, levando-se em conta que estamos imaginando como um acidente ocorrente.

Então de dobrado sustenido, passa para apenas sustenido, por isso estão presentes o bequadro e o sustenido.

Sustenido e bequadro juntos

Logicamente o mesmo poderia ter ocorrido quanto a um bemol.

As nomenclaturas e utilização dos símbolos respeitam normas, e não adianta enarmonizar cada procedimento, a sensível de ré sustenido é dó dobrado sustenido, não ré natural.

Esta questão, por exemplo, do bom uso dos símbolos e termos é parte de uma avaliação vestibular das principais universidades brasileiras.

Gostou da publicação? Compartilhe! A ação ajuda com a manutenção do blog!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação