Pode acabar uma música com um acorde com sétima maior?

polícia do jazz
Cursos Técnicos

Pode acabar uma música com um acorde com sétima maior?

Claro, a polícia do jazz, da música erudita, ou de que gênero for deixou de prender quem termina a música sem um acorde perfeito.

Um acorde perfeito, para que saibamos, possui fundamental, terça maior e quinta justa, ou se o tom for menor, fundamental, terça menor e quinta justa.

Já no final do período romântico, século XIX, a finalização de música começou a observar outros atributos, que não a resolução que fortalece o centro tonal, sem que ocorram batimentos entre as notas. Esse é o ponto.

É possível terminar a música cadencialmente, com cadência perfeita ou imperfeita, plagal, mas também com convencionamento, regra de três, diluição, decomposição, e até o famigerado, mas presente na indústria fonográfica, o fade out.

Seja feliz, demonstre a finalização com um gesto para que fique claro ao público que a experiência daquele som acabou, e o acorde que você vai utilizar, fica a seu critério. A polícia corneta, mas não pode prender ninguém.

E já adianto que nesse caso a polícia da música erudita é mais taxativa e careta.

Estudamos isso, e muito, no curso técnico de processos fonográficos – produção musical, aqui do Souza Lima, curso que eu mesmo, Professor João Marcondes, criou.

Vem!

Pós Graduação
Previous articleTranscrever música ajuda na alfabetização musical?
Next articleQual o maior blog de música do Brasil?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.