Por que alguns intervalos são chamados de justos?

série harmonico
Cursos Técnicos

Por que alguns intervalos são chamados de justos?

Os intervalos chamados justos são aqueles mais próximos da série harmônica de um som.

Se a nota emitida é a nota dó, do segundo espaço da clave de fá, o primeiro harmônico a se perceber é o próprio dó oitava acima – dó central. A seguir se percebe a quinta justa, da segunda linha da clave de sol, e a seguir novamente a nota dó, décima quinta ou duas oitavas acima da nota emitida.

Entre o sol, primeiro harmônico diferente e a nota dó, se forma o intervalo de quarta justa.

A partir daí se percebe intervalos menores e maiores, com percepção bem mais apurada, chegando a quase imperceptível. E como são levemente ajustados são chamados menores e maiores.

Por esse motivo temos justos o intervalo de primeira justa, quarta justa, quinta justa e oitava justa, e a seguir seus compostos.

Pós Graduação
Previous articleReformulação BLOG SOUZA LIMA
Next articleQual melhor programa para trabalhar com edição de partitura?
Eu sou o Professor João Marcondes! Apaixonado por música e educação musical. Sou compositor e instrumentista com muita coisa publicada. Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical da Faculdade e Conservatório Souza Lima - cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, e sou diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. E também de maneira impressa. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Minhas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. Sou diretor e fundador da gravadora BAC Discos! Que lançou diversos artistas atuantes hoje na música brasileira. Conheça em www.bacdiscos.com/ Segue meu instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/