Posso usar apenas o segundo ponto de aumento?

impro
Cursos Técnicos

Posso usar apenas o segundo ponto de aumento?

Ao que parece a pergunta do leitor se refere ao duplo ponto de aumento. Então, se é possível utilizar apenas o segundo ponto de aumento, aquele que acrescenta metade da metade do valor da figura positiva ou negativa.

E a resposta é não. Fica impossível identificar já que se trata de dois pontos idênticos. E embora pareça útil para compassos, por exemplo, cinco por quatro – se obteria com essa falsa teoria uma composição de figura e ponto que atendesse a totalidade do compasso, não é possível.

Para esse valor sugerido acima, a menor fração composta é a de uma semibreve e uma semínima somadas com uma ligadura de valor.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleQuanto ganha um arranjador?
Next articleO que é uma unidade de compasso?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.