O Preço (investimento) de uma faculdade de música?

investimento
Cursos Técnicos

Existem faculdades de música públicas e privadas. E o preço de uma faculdade privada de música oscila substancialmente de acordo com seu programa.

Os cursos de Licenciatura possuem apenas atividades coletivas para o corpo de alunos, o que barateia os programas.

Me segue no instagram! @joaomarcondesoficial

Um curso de bacharelado em Instrumento é o único programa universitário, entre todas as áreas do conhecimento – humanas, biológicas, exatas -, que possui atividades individuais, algo que evidentemente encarece os custos do programa, então, justo posto sua mensalidade.

Uma aula de instrumento quando individual é de alta oneração para as instituições de ensino. A mesma hora-aula que atenderia cinquenta, cem alunos, é paga para um único aluno em sala de aula. Compreende?

Claro, que muitas faculdades particulares e até públicas despistam a questão, oferecem menos horas-aula do que é estabelecido, ou formam aulas em duplas, trios, em grupos até, contrariando orientações do MEC. Até certo ponto ilegal.

Mas ficou caro?

O preço de uma faculdade de música, no campo do bacharelado em instrumento, está relacionado a presença de aulas individuais como falamos, mas também em pequenos grupos como em práticas de conjunto.

A estrutura oferecida pela instituição e a qualificação do corpo docente também contribuem com o valor investido em mensalidades.

A marca da instituição no diploma pode até ter certo e isso deve ser considerado quando falamos do preço de uma faculdade de música, embora o que define de fato sua qualidade é seu conhecimento, performance, e prática de fato.

As licenciaturas incluindo as de modelo EAD partem de trezentos reais, ou menos, para programas presenciais de até mil e quinhentos reais.

O programa de bacharelado parte de mil reais até três mil reais.

Considere então:

  1. Avalie o programa pedagógico da instituição. É documento público aventado, solicite a secretaria. Muitas instituições oferecem em seu site.
  2. Verifique a presença de aulas individuais, pois favorecem seu aprendizado.
  3. Valorize aulas em pequenos grupos, como práticas de conjunto, que potencializam sua performance.
  4. Se você possui dificuldades financeiras o que te leva a descartar uma instituição com maior investimento, procure a secretaria ou o site da Faculdade, há programas de bolsa de estudo. Seu sonho dependerá de você, já que bolsas de estudo para programas de música respeitam o seu desenvolvimento, sua aptidão.

Quanto você está se preparando para o vestibular? Muito? Então estude mais. Pratique seu instrumento. E será o fator diferencial para a avaliação de bolsas de estudo.

Não adianta ficar só reclamando! O esforço é seu!

Boa sorte!

#VemProSouzaLima

 

Pós Graduação
Previous articleO que é Fita Cassete?
Next articleAs características do Pianista
Eu sou o Professor João Marcondes! Apaixonado por música e educação musical. Sou compositor e instrumentista com muita coisa publicada. Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical da Faculdade e Conservatório Souza Lima - cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, e sou diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. E também de maneira impressa. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Minhas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. Sou diretor e fundador da gravadora BAC Discos! Que lançou diversos artistas atuantes hoje na música brasileira. Conheça em www.bacdiscos.com/ Segue meu instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/