O Preço (investimento) de uma faculdade de música?

investimento
Cursos Técnicos

Existem faculdades de música públicas e privadas. E o preço de uma faculdade privada de música oscila substancialmente de acordo com seu programa.

Os cursos de Licenciatura possuem apenas atividades coletivas para o corpo de alunos, o que barateia os programas.

Me segue no instagram! @joaomarcondesoficial

Um curso de bacharelado em Instrumento é o único programa universitário, entre todas as áreas do conhecimento – humanas, biológicas, exatas -, que possui atividades individuais, algo que evidentemente encarece os custos do programa, então, justo posto sua mensalidade.

Uma aula de instrumento quando individual é de alta oneração para as instituições de ensino. A mesma hora-aula que atenderia cinquenta, cem alunos, é paga para um único aluno em sala de aula. Compreende?

Claro, que muitas faculdades particulares e até públicas despistam a questão, oferecem menos horas-aula do que é estabelecido, ou formam aulas em duplas, trios, em grupos até, contrariando orientações do MEC. Até certo ponto ilegal.

Mas ficou caro?

O preço de uma faculdade de música, no campo do bacharelado em instrumento, está relacionado a presença de aulas individuais como falamos, mas também em pequenos grupos como em práticas de conjunto.

A estrutura oferecida pela instituição e a qualificação do corpo docente também contribuem com o valor investido em mensalidades.

A marca da instituição no diploma pode até ter certo e isso deve ser considerado quando falamos do preço de uma faculdade de música, embora o que define de fato sua qualidade é seu conhecimento, performance, e prática de fato.

As licenciaturas incluindo as de modelo EAD partem de trezentos reais, ou menos, para programas presenciais de até mil e quinhentos reais.

O programa de bacharelado parte de mil reais até três mil reais.

Considere então:

  1. Avalie o programa pedagógico da instituição. É documento público aventado, solicite a secretaria. Muitas instituições oferecem em seu site.
  2. Verifique a presença de aulas individuais, pois favorecem seu aprendizado.
  3. Valorize aulas em pequenos grupos, como práticas de conjunto, que potencializam sua performance.
  4. Se você possui dificuldades financeiras o que te leva a descartar uma instituição com maior investimento, procure a secretaria ou o site da Faculdade, há programas de bolsa de estudo. Seu sonho dependerá de você, já que bolsas de estudo para programas de música respeitam o seu desenvolvimento, sua aptidão.

Quanto você está se preparando para o vestibular? Muito? Então estude mais. Pratique seu instrumento. E será o fator diferencial para a avaliação de bolsas de estudo.

Não adianta ficar só reclamando! O esforço é seu!

Boa sorte!

#VemProSouzaLima

 

Pós Graduação
Previous articleO que é Fita Cassete?
Next articleAs características do Pianista
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.