Produzir música é só girar botão?

Produzir música é só girar botão?
Cursos Técnicos

Produzir música é só girar botão?

Produzir música é muito mais que girar botão. Diversos cursos se denominam programas de produção musical, e que são na realidade cursos de um determinado programa, normalmente pra aprender uma daw.

Daw é um software ou programa que permite gravar, editar, mixar, compor música, com elementos digitais e reais, para um possível fonograma.

No curso Técnico de Processos Fonográficos – Produção Musical, do Conservatório e Faculdade Souza Lima, estudamos a vivência real de um produtor musical.

Aprendemos diversos softwares, é verdade, mas aprendemos sobre legislação, sobre processos criativos, sobre estágios de uma produção, sobre arregimentação, sobre composição de música e letra, sobre organologia, sobre arranjo e instrumentação, e até trilha sonora.

Esses elementos reunidos orbitam o trabalho de um produtor musical diariamente. Produzir música não é só girar botão.

Para cursos de ocasião, despreocupados em levar o estudante para o mercado de trabalho, ensinar uma daw e meia dúzia de plug-ins parece o bastante. Essa preocupação de preparar ao mercado de trabalho deveria estar até mesmo na visão pedagógica dos cursos universitários de produção musical.

Produzir música é criar, vivenciar, rentabilizar, financiar, elencar, escolher; e para tudo isso precisamos de uma formação completa, histórica e atual. Pense nisso!

Pós Graduação
Previous articleQual pergunta os músicos mais respondem na vida?
Next articleO que é uma daw para produção musical?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.