Quais as principais características do Samba?

Cursos Técnicos

O samba é um gênero brasileiro – confluência de uma rítmica africana com a marcha europeia; melodia e expressividade também africana com a característica harmônica proveniente do barroco europeu.

Sendo típico do estado da Bahia e Rio de Janeiro, o samba proliferou-se pelos meios fonográficos no Rio de Janeiro e São Paulo para todo Brasil e mundo.

É um gênero atrelado a dança, contudo há o samba para apenas ouvir – como a bossa-nova – primeiramente um estilo de samba!

E já retire do pensamento que samba é carnaval. Samba é algo que faz parte do carnaval sim, mas o samba ocorre o ano inteiro no Brasil, em diversas manifestações e cidades brasileiras. E até no mundo!0

VAMOS PARA AS CARACTERÍSTICAS:

  • Característica I

O samba organiza o pulso constante em grupos de dois, na nomenclatura da teoria então, trata-se de um gênero binário.

  • Característica II

Instrumentação com violões, cavaquinho, e percussão variada – pandeiro, atabaque, surdo, repique de anel, tamborim e agogô. Ou uma versão pós-1970 com bateria, contrabaixo elétrico, teclado, banjo, repique de mão, tam-tam, rebolo e pandeiro de náilon.

A priori a instrumentação fonográfica se relacionava com o Regional de Choro, com apenas o pandeiro como percussão.

Com os avanços do mercado fonográfico, e a tecnologia envolta nesse processo, a instrumentação das gravações passam a condizer com o que se produzia no ambiente cotidiano dos centros urbanos.

  • Característica III

Possui o elemento da marcação normalmente no grave – o surdo, o contrabaixo, o violão de sete cordas ou tam-tam.

A condução rítmica se dá em frequência aguda – chocalhos, platinelas do pandeiro, repique de mão.

  • Característica IV

O gênero possui harmonia normalmente composta por tríades. Ocorrem tétrades apenas com estrutura dominante – tríade maior com sétima menor, com função então dominante primária e dominante secundário – mais habitualmente V7/II e V7/IV.

Na década de 1980 o samba modernizou-se como pagode, entre harmonias mais sinuosas, repletas de tétrades, e estruturas altas de um acorde – as extensões.

  • Característica V

A estrutura composicional normalmente possui duas partes – uma exposição e uma contraposição.

O samba-enredo possui estrutura ampla que chega a seis sessões diferentes, talvez herança do samba-exaltação, de Ary Barroso de muitas estruturas com diversos contrastes. E a necessidade de contar uma grande história.

  • Característica VI

Possui um grau médio de improvisação, das frases do violão de sete cordas, aos versos criados pelos artistas do gênero – quando cantam a vertente do partido alto.

  • Característica VII

O samba possui essas vertentes – pequenas variantes que conotam até mesmo estilo: samba-enredo, samba de breque, partido alto, samba exaltação, e até bossa-nova.

#VemProSouzaLima

Faz parte do nosso projeto e desenvolvimento de classe o conhecimento musical teórico e prático. Praticar para consolidar, teoria para contribuir com o tocar. Vamos nessa!

Temos diversos assuntos para falar! Vamos ouvir um samba meu antigo já!

Publicado em 27 de julho de 2020, ampliado e revisado em 7 de fevereiro de 2022.

Poucos sabem

Minha formação primordial provém do samba. Tive nos anos 1990 grupos que tocavam exclusivamente samba tradicional, até pagode cheguei a tocar. Me diverti e vivi do samba, toquei nos bares e casas noturnas do ramo, e pude me especializar até mesmo nos arranjos do gênero.

Fui parte de escola de Samba, da Ala de compositores, desfilei carnaval como compositor e também tocando cuíca profissionalmente. Veja só!

A seguir meu caminho consolidou-se para a música escrita, jazz e música erudita, mas o samba nunca deixou de fazer parte da minha história. Produzi discos de artistas que são considerados sambistas, incentivei através do meu selo, BAC Discos, novos compositores do gênero.

O Samba está presente na minha carreira, e para tanto tenho um disco chamado Nosso samba vai além, justamente por entender que meu caminho estava para a música, e o samba fazia parte dela, sem ter exclusividade.

Pós Graduação
Previous articleO que é trilha sonora?
Next articleReformulação BLOG SOUZA LIMA
Eu sou o Professor João Marcondes! Apaixonado por música e educação musical. Sou compositor e instrumentista com muita coisa publicada. Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical da Faculdade e Conservatório Souza Lima - cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, e sou diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. E também de maneira impressa. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Minhas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. Sou diretor e fundador da gravadora BAC Discos! Que lançou diversos artistas atuantes hoje na música brasileira. Conheça em www.bacdiscos.com/ Segue meu instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/