Quais notas estão no acorde de lá maior?

Cursos Técnicos

Quais notas estão no acorde de lá maior?

Fácil. Fácil! Os acordes maiores são compostos por fundamental, terça maior e quinta justa. O acorde de lá maior, como tríade, tem seu conjunto composto pelas notas lá – como fundamental, dó# – terça maior e mi – como quinta justa.

A tríade maior pode estar composta com sétima maior, no caso sol#, ou sétima menor, no caso sol. Quando ocorre com sexta maior, a nota fá#, é por substituição da sétima maior, quase na totalidade dos casos por motivo melódico.

Esse conjunto de tríade é formado em três escalas maiores. Escala de lá maior como primeiro grau. Escala de ré maior, como quinto grau. Escala de mi maior, como quarto grau.

Em cada um desses lugares recebe um conjunto específico de sétimas ou extensões.

A tríade de lá maior, proveniente da escala de lá maior, é composta com sétima maior – a nota sol sustenido. E como extensões recebe a nota si e a nota fá#, respectivamente como nona maior e décima terceira maior. A nota ré, ausente nessa ordem, é o que a Berklee considera nota evitada.

E em ré!

A tríade de lá maior, proveniente da escala de ré maior, é composta com sétima menor. Vale lembrar que a escala de ré maior, possui sol natural, justo posto o acorde formado em ré é de lá maior com sétima menor.

E tem como extensões recebe a nota si e a nota fá#, respectivamente como nona maior e décima terceira maior. A nota ré, ausente nessa ordem também, é o que a Berklee considera nota evitada.

A tríade de lá maior, proveniente da escala de mi maior, é composta com sétima maior. Vale lembrar que a escala de mi maior, possui fá sustenido, dó sustenido, sol sustenido e ré sustenido, justo posto o acorde formado em mi maior, é de lá maior com sétima maior, o que difere são extensões.

E como extensões recebe a nota si, a nota ré#, e a nota fá# – respectivamente como nona maior, décima primeira aumentada e décima terceira maior. Sem que ocorra nota evitada!

Vamos trabalhar com todas as estruturas, e desenvolver cada um dos acordes, com intuito de esclarecer aos estudantes cada conjunto.

*A imagem das pedras é uma anedota incrível. Procure no BLOG!

Pós Graduação
Previous articleVale a pena comprar violão de luthier?
Next articleA morte precoce de uma artista
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.