Quais os principais problemas que podem ocorrer em uma viola caipira?

Viola
Cursos Técnicos

Quais os principais problemas que podem ocorrer em uma viola caipira?

A viola é um instrumento de cordas pinçadas, família dos cordofones. Possui dez cordas, e diversas afinações. Mas afinal quais os principais problemas que podem ocorrer em uma viola caipira? Ou na minha viola caipira?

1| Variação ou empenamento do braço é fato corriqueiro em instrumentos de madeira. Ainda mais em instrumentos que usualmente são artesanais. E que podem não ter tido o tratamento adequado no processo do corte da madeira ou secagem completa da mesma.

2| Cavalete é sempre um aspecto sensível de instrumentos de corda, mas no caso da viola é mais raro. As cordas normalmente se adequam ao instrumento. O que pode ocorrer dada a gama de afinações que existe, se uma viola foi preparada para determinada afinação, a alteração pode romper com o cavalete. Vale consultar o luthier para saber para que afinação está trabalhada sua viola.

3| Tarraxa é um elemento crucial para afinação. Qualquer queda ou colisão do instrumento pode danificá-la. Priorize na aquisição de um instrumento tarraxas de qualidade, que fixem bem as cordas.

4| A Mão onde estão postadas as tarraxas são sempre muito sensíveis. Evite ao máximo quedas ou colisões. Normalmente em uma viola a mão é colada ao braço, o que aumenta bastante o problema. Procure na aquisição uma viola de braço e mão inteiriças.

5| Arranhões e rachaduras são fato até que corriqueiro em um instrumento que faz viagens, ou que participa de eventos musicais mais desordenados. Arranhões não apresentam problemas. Rachaduras por colisão ou ressecamento da madeira precisam de avaliação especializada de um luthier.

6| Desgaste nos trastes não tem jeito. É trocar mesmo. Um instrumento como a viola com ação de encordoamento alto desgasta consideravelmente um traste de má qualidade. Ao comprar um instrumento verifique o tipo de trastes oferecidos.

7| Variação de afinação em um show do saudoso Renato Andrade, violeiro dos principais da música brasileira, pioneiro, ele disse que passava metade do show afinando a viola e metade tocando desafinado. Ou seja, a brincadeira já trata um pouco da circunstância do instrumento, justificada pela afinação em acorde maior, e outras variações. Adquira um instrumento confiável e que tenha a afinação assegurada, corrigir a afinação de um instrumento é caro, e muitas vezes inviável porque pode requerer troca de trastes, de escala pelo justo reposicionamento do trastejamento.

Gostou da publicação?

Compartilhe!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleÉ possível identificar um compositor de música folclórica?
Next articleO que é uma escala alterada?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.