Qual a função de um diretor musical?

Cursos Técnicos

Sempre bem-vindo quando um leitor pauta o blog. Vamos a questão do leitor: Qual a função de um diretor musical?

Ótimo, eu atuei como diretor musical em diversas situações ao longo da minha carreira. E quando chegamos a esse ponto de minúcia em um projeto musical quer dizer que se trata de um grande projeto.

O mais habitual é que estejamos em uma situação em que um único músico acumula funções – arranjo, direção musical e produção musical. E por, tanto se existe as três funções é porque cumprem situações diferentes.

Produtor musical é quem idealiza, que pensa, que define esteticamente, que reúne os partícipes de determinado trabalho. Inclusive um arranjador e um diretor musical – ou alguém que reúna ambas as expertises.

Arranjador é quem escreve em partitura o que será tocado, ou gravado. Pode ser um especialista que sequer frequenta o palco.

O diretor musical então, está para a música popular, como o maestro e até o spalla estão para a música erudita. É um instrumentista ou um músico que está em cena liderando o agrupamento.

É uma ideia simples. Antes de mais nada o diretor musical é a referência para aquela execução, gravação ou show. É muito importante sua função, e ela deve ser valorizada com cachê dobrado.

E o diretor musical em cena, teatro ou filme, é aquele que responderá por toda a atividade quem envolve música. Simples assim!

Valeu caro leitor! E Vamos nessa!

Segue um show comigo atuando como diretor musical!

(1072) SHOW DESPERTAR – JOCA FREIRE E BANDA (RESTORED FULL HD FEV 2021 BML) – YouTube

Pós Graduação
Previous articleHá uma melhor música brasileira?
Next articleAs características do Acordeon (acordeom)
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.