Qual a importância de rever os processos pedagógicos na educação musical?

Quais notas fazem parte dos acordes que tem LÁ como tônica? Ou fundamental.
Cursos Técnicos

Qual a importância de rever os processos pedagógicos na educação musical?

Primordial! A importância de rever os processos pedagógicos da educação musical deve ser parte integrante do dia a dia do educador musical.

Leciono desde 2003 no Conservatório Souza Lima primeiramente em seus cursos livres, a seguir no programa técnico e na faculdade – no âmbito da pós-graduação.

Nesse tempo em que leciono na instituição concluí a licenciatura plena em artes com Habilitação em música, uma especialização docente em música brasileira, e o mestrado em educação, arte e história da cultura. E embora siga minha carreira artística com a mesma intensidade, a formação de instrumentista, produtor musical e arranjador, só se valorizou com a dedicação com o estudo da pedagogia tradicional e específica da área musical.

Em 2016 decidi me dedicar a metodologia Universo dos Sons, naquele momento me desliguei totalmente das atividades do Souza Lima. Realizei fichamentos, fiz e refiz leituras técnicas, e sobretudo refleti sobre os processos de aprendizagem que desenvolvi com meus estudantes e que participei com quem havia sido até ali sido meu professor.

Rever os processos pedagógicos da educação musical passou a ser meu principal objetivo.

Finalizado o desenvolvimento da metodologia Universo dos Sons fui confrontado para um novo desafio: dividir com outros educadores a experiência de rever processos pedagógicos da educação musical. Foi assim que nasceu a pós-graduação em Educação Musical com Ênfase em Desenvolvimento Metodológico, que na qual sou idealizador e coordenador pedagógico.

A instituição acolheu esta ideia. Hoje é possível conhecer a coleção Universo dos Sons disponível no kindle – que também é aplicativo para celular e tablet. Basta pesquisar João Marcondes e Editora Souza Lima. A pós-graduação está ativa e segue a ideia, realizando um sonho de fato.

Avançar perante o conhecimento, refletir, assumir os pontos positivos, rever os negativos. Sejamos felizes com o que amamos. Saiba mais sobre a pós, aqui!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleUma breve história da guitarra no Brasil
Next articleO que é uma gravação ao vivo?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.