Qual a importância de um bom equipamento para o musicista?

Equipamento
Cursos Técnicos

Qual a importância de um bom equipamento para o musicista?

Você não precisa ter o equipamento mais caro do mundo para trabalhar como músico profissional, mas você precisa ter o equipamento que atende a proposta musical que lhe é atribuída.

Há instrumentos de qualidade por valores médios. Em alguns casos, com instrumentos mais populares como da guitarra ou do violão, há bons instrumentos com valores bastante acessíveis.

Se você possui algo bem regulado, e que atende ao som que precisa, é mais do que o suficiente.

Fato que é comum entre os músicos acumular equipamento. Ter dois, três, ou até dez instrumentos. De fato: nada mais gostoso que realizar aquele antigo sonho de infância, o de encher um quarto de instrumentos.

Ressalto, no entanto, que ter muitos instrumentos é uma armadilha.

Um equipamento precisa de manutenção, estando em uso contínuo, ou mesmo se não estiver, tanto faz. A manutenção tem o mesmo preço usando o instrumento, e sem uso as vezes é até pior.

Saxofones e flautas sem uso ressecam as sapatilhas. Guitarras, violões elétricos e contrabaixos oxidam o sistema elétrico. E a conta fica alta.

E mais, se imagine com 10 guitarras! Qual o custo mensal com encordoamento? Qual o custo anual com regulagem?

O equipamento deve fornecer qualidade e diversidade ao seu trabalho, principalmente em relação ao timbre, o excesso deve ser evitado.

A sonoridade é foco da questão? Sim, a priori sim.

Pode haver na bateria dezenas de proporções dos tambores, sonoridades de prato, mas o que faz o seu som? O gênero e estilo pedem o que?

Sabemos disso?

A melhor dica é definir o som que compõe o seu trabalho, ou aos trabalhos que pretende realizar, adquira os equipamentos precisos para desenvolvê-los. Pergunte para um músico que admira, se for inacessível, procure entrevistas.

Mantenha seus instrumentos regulados e em dia com as questões que compõe sua atividade. Equipamentos extras ou acessórios, também precisam de atenção.

Mas e se for preciso acumular?

O acúmulo de equipamentos pode ser necessário, é verdade.

Se você realizar trabalhos pra televisão ou para um número variado de artistas provavelmente vai se deparar com um pedido, um determinado modelo de instrumento, até por um apelo visual, marca e cor. O pedido de um equipamento pela cor é comum para guitarristas e contrabaixistas.

E aí? Onde está sua atuação como músico profissional?

Vale identificar se atenderemos ou não a requisição, afinal como falado o primeiro passo é identificar o instrumento que condiz com o que se pretende trabalhar como músico profissional.

Você acumulou equipamentos?

Eu, por exemplo, acumulei equipamentos, principalmente instrumentos musicais. Mandei fazer violões em luthier, cavaquinhos e guitarras também, e instrumentos desse tipo é complicado, compramos, mas para alguém pagar o valor de investimento depois, é muito complicado.

Se quer investir em instrumentos, invista em marcas que são consolidadas, e que não possuem variação de gosto como um instrumento de luthier, e nem marcas sem manutenção de investimento.

Me refiro a um instrumento comprado por dois mil reais, e que em dois anos ainda vale o mesmo. Sabe?

Hoje meus instrumentos quase que a totalidade são de marcas consolidadas no mercado, e que poderia facilmente me desfazer. 

E instrumentos que atendem o que preciso como músico instrumentista, que no meu caso, é dedicado a trabalhos artísticos pessoais e produções musicais de outros artistas.

Os equipamentos no meu estúdio na cidade de São Paulo, ocupam uma sala inteira, não sei se precisaria de todos, mas agora também não sei de qual me desfaria. Eu já perdi dinheiro com instrumentos, e fica então como orientação. Boa sorte!

#VemProSouzaLima

Publicado em 11 de fevereiro de 2018, ampliado e revisado em 23 de janeiro de 2020.

Pós Graduação