Qual a origem da Clave de alturas?

Cursos Técnicos

Clave é um símbolo que orienta e designa uma nota inicial, em determinada altura, para então por demais associar e da mesma maneira definir onde se grafam cada umas das notas. Mas…

Qual a origem da Clave de alturas?

A clave teve origem nas partituras eclesiásticas do século XI. E primeiramente a clave de fá e a clave de dó. A clave de sol, embora tenha se consolidado como a mais utilizada, teve a utilização incorporada e difundida a partir do século XV.

A utilização da partitura e dos símbolos que a compõem foi durante séculos espólio dos eruditos – primeiramente monges da igreja católica apostólica romana, e depois, cerca de quatro séculos e meio, copistas e compositores de Óperas.

No Brasil

No Brasil cabia o conhecimento das claves aos monges e padres da mesma igreja. E aventureiros pesquisadores europeus que vieram a partir do século XVIII catalogar manifestações culturais brasileiras – principalmente matrizes indígenas e africanas.

Na música popular, a utilização das claves só foi incorporada no final do século XIX, com a consolidação do choro como linguagem, todavia Domingos Caldas Barbosa, provavelmente o primeiro cançonetista brasileiro ainda do século XVIII, dominava a escrita musical. É possível avaliar e até questionar se a criação artística de Barbosa é de fato popular.

Pessoalmente compreendo a música popular como algo que o compositor possui controle mínimo ou relativo do fazer musical. Ao contrário da música erudita cujo compositor possui controle total.

O choro, por exemplo, do fim do século XIX utilizava partitura para a melodia. E conservando grau de improvisação marcante nos instrumentos de acompanhamento e intervenção melódica, contracanto.

Na difusão do mercado fonográfico, tornou-se cada vez mais comum a partir da década de 1940 músicos de origem popular cientes do da partitura, e seus recursos.

Gostou da publicação? Compartilhe!

Estudar música? #VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleO que é Linha Melódica?
Next articleQuais os principais problemas que podem ocorrer com uma guitarra?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.