Qual a principal característica da música brasileira?

Qual a principal característica da música brasileira?
Cursos Técnicos

Qual a principal característica da música brasileira?

Muito bom escrever sobre esse assunto. O leitor me traz a possibilidade com sua dúvida de emitir uma opinião, pessoal até, nesse caso baseado em estudo e vivência – que fique claro aos desavisados.

Qual a principal característica da música brasileira?

Acabei pesquisando na internet nos principais vlogs, e parece consenso que a principal característica da música brasileira é a harmonia. Não me surpreendeu pelo fato da música brasileira mais ouvida internacionalmente ter a harmonia como fundamento principal, mas sigo entendendo que para nós brasileiros o ritmo parece fundamental.

Me refiro quanto a harmonia a bossa-nova, é claro. Uma espécie de samba estilizado com prazeres e vontades harmônicas muito diferenciadas, com melodia estática quanto a movimento, mas muito ritmada, a bossa-nova conquistou os ouvidos do mundo.

Eu passivo, procurei ler sem comentar os vlogs dos colegas músicos. E passei a semana refletindo, para considerar que o ritmo é mais importante.

PALESTRA

Em 2017 realizei uma palestra na Argentina onde apresentava as Guitarras Brasileiras, os instrumentos que usamos no nosso dia a dia fonográfico – a viola caipira, o violão, o violão de 7 cordas, o cavaquinho, o bandolim, o banjo brasileiro e o violão tenor.

Nessa palestra afirmei que a principal característica da música brasileira era o lirismo, e aí estaria algo talvez mais preciso. Veja só nem harmonia, nem melodia, nem ritmo, que são elementos cruciais de qualquer fazer musical nessa altura.

Na realidade a música brasileira, entre todos os seus elementos, se estabelece como fonte primordial a expressividade: o lirismo.

A música brasileira procura percursos para que a melodia seja muito interpretada com sutilezas adquiridas na execução como arrastes, ligados, stacatos alternados com legatos, aproximações diatônicas e cromáticas.

E então?

E feito, a resposta dessa questão deveria organizar os estudos de cada aluno de música querendo tocar os sons do nosso país.

Pronto! Mais uma questão trazida por um leitor e esclarecida, rumo a mil publicações!

Avalie então que lirismo ou interpretação e ritmo estão empatados por aqui. E para você?

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleQual a diferença entre compasso e métrica?
Next articleToda escala forma campo harmônico?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.