Qual é a avoid note dos acordes Sus?

Cursos Técnicos

Qual é a avoid note dos acordes Sus?

Simples pergunta de um leitor, para uma simples resposta.

O acorde suspenso possui estrutura com fundamenta, quarta justa, quinta justa e sétima menor. Suas extensões disponíveis são a nona maior e décima terceira maior, quando apresentado em uma escala maior.

A avoid justamente será a terça maior. Pela ideia da metodologia Berklee, de que terça maior e quarta justa não coexistem.

Esteticamente diversos compositores usaram a terça maior, composta com a quarta justa, apenas com cuidado de estarem em oitavas diferentes, e a quarta justa ser a nota mais grave, o que soa muito bem de fato.

Avoid, ou evitar, é um termo de orientação, arte é arte, arte é liberdade. Se oriente as regras para cumprir ou quebra-las.

Na música brasileira é comum, por exemplo, usar a nona menor no acorde SUS, soa muito bem, tristemente se cifra de maneira errada como Fm/G, mas a intenção é justamente ter um acorde suspenso com sétima menor e nona menor.

Arte!

Pós Graduação
Previous articleÉ possível seguir carreira acadêmica formado em música?
Next articleO que é Produção Musical?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.