Qual Instrumento Musical é mais fácil de aprender?

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Cursos Técnicos

Enfim: Qual instrumento musical é mais fácil de aprender? Pois bem: Cada instrumento possui sua peculiaridade e dificuldades diferentes incluindo progressões distintas na rotina do estudante.

O simplista dirá que é o piano ou teclado. Mas bem, não é assim que funciona.

O piano ou o teclado, de antemão, apresentam facilidade nas primeiras atividades já que o som emitido está pronto – basta ao estudante pressionar a ação da tecla para que as notas ocorram.

Ao violão, a guitarra ou ao contrabaixo, instrumentos de cordas pinçadas, e também ao cavaquinho, bandolim ou viola caipira, é preciso um desenvolvimento fisiológico, calejamento, de certo controle motor, e da coordenação motora paralela entre as mãos.

Antecipadamente instrumentos que atribuem a execução das mãos por sincronia. Mas o principal está que a primeira nota é uma conquista que chega em alguns dias de estudos – não imediatamente como o piano e o teclado.

Aos instrumentos de sopro dependemos da aquisição da embocadura e do controle do fluxo do ar. Como instrumento aerofônico, como o saxofone, o desenvolvimento do diafragma é tão importante quanto ao aprendizado da voz (também um instrumento!).

Do trompete dependemos da canalização com impulsão do ar, e ao trombone ainda mais movimento e intensidade no diafragma.

A bateria necessita de resistência muscular, fisiologia, e coordenação dos quatro membros na ação do instrumento – braço direito, braço esquerdo, perna direita, perna esquerda. Em coordenação motora grossa, e o som também está ali pronto, basta tocar.

Se ao piano a emissão das notas se atinge de forma rápida, a independência dos membros é um desafio de estudo e prática contínua ao preparo muscular. A seguir ao pianista torna-se necessário desenvolver a independência entre as mãos.

Caso seja o piano popular precisamos da formação de acordes e da criatividade, para o piano erudito precisamos da leitura em duas claves. Apareceram outras dificuldades, correto?

Antes de mais nada, tecnicamente, todos os instrumentos possuem questões de articulação próprias e complexidade específicas ao repertório. Estilo e execução. Comportamento em agrupamento. Protagonismo momentâneo. E linguagens características.

Cada instrumento então possui em seus estágios níveis de dificuldade podendo ser iniciais ou intermediárias. Não se engane com o início difícil ou muito fácil.

Como escolher então meu instrumento?

Em primeiro lugar: Qual o instrumento deseja aprender?

Isso traz anseio para atingir nosso objetivo, desde já. Aquele instrumento que mais chama sua atenção ou o que possui o som que te leva a reflexão – que atrai ou que mexe com sua percepçaõ.

Em segundo lugar: O instrumento combina com sua fisiologia?

Apenas um profissional poderá avaliar, sem sombra de dúvidas. A fisiologia pode ser um obstáculo, mas não um impedidor. Agende uma aula experimental já que muitas instituições a oferecem com gratuidade ou solicite avaliação da coordenação pedagógica de sua escola de preferência.

Em terceiro lugar: Possuo a coordenação motora necessária para o instrumento que escolhi? O que preciso para desenvolvê-la?

Escola ou internet?

Em síntese procure uma boa escola de música. Um bom professor, especialista. E siga suas recomendações. Cada instrumento possui dificuldades em sua progressão, obstáculos que vencemos escolhendo o caminho correto. Mas lembre-se o professor indica o atalho.

O resultado chega a partir de uma progressão, do mesmo modo que o desenvolvimento do instrumentista se dá por repetição. Somos como atletas que dependem de condicionamento físico.

Qual instrumento é mais fácil de aprender? Escolheu?

Vamos lá! Reflita seguindo cada passo. Estudar música é algo muito especial, que compõe alguns desafios. Não é algo intuitivo a priori, como o aprendizado de um eletro-eletrônico. Será necessário tempo e dedicação. Um bom instrumento. E orientação.

Curiosidade

Uma história curiosa, a princípio, é a de um músico que queria aprender a tocar clarinete. Ele passou dois meses procurando a embocadura, e seus colegas que tocavam no mesmo grupo riam dele constantemente – acabou por trocar de instrumento aprendendo violão.

Quando o músico foi devolver o instrumento emprestado ao mestre da banda reclamando que não conseguia tirar som o mestre tentou e também não conseguiu descobrindo que o clarinete estava obstruído. Os colegas haviam pregado uma peça e colocado pedaços de pano dentro do corpo do clarinete.

Tempo perdido correto?

Foi uma molecagem, a princípio, mas desta anedota se percebe a importância do professor.

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Vamos em frente.

Publicado em 13 de novembro de 2017, revisado e ampliado para republicar em 17 de maio de 2023.

 

Pós Graduação
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João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.