Qual o campo harmônico de fá sustenido maior?

Cursos Técnicos

Qual o campo harmônico de fá sustenido maior?

Vamos começar cravando que o campo harmônico é uma bola moldável, que na medida que recebe acordes de outros lugares vai se deformando, ou melhor, trazendo atrativos musicais que ampliam o conceito de campo harmônico.

Oriundo da escala de fá sustenido maior, como sempre, são oito tétrades e sete tríades:

F# G#m A#m B C# D#m E#dim – tríades

F#7M G##m7 A#m7 B7M C#7 C#7sus4 D#m7 E#ø

Assim a bola moldável estará plena, redondinha em sua característica fundamental.

Dominantes secundários

Mas podemos incluir Dominantes secundários, o que sutilmente deformará o mais habitual! Dominante secundário, porque cada tonalidade possui seu dominante primário, presente no V grau.

O dominante secundário tem fundamentais diatônicas como característica. Mas sempre em sua estrutura a terça do acorde será uma nota ausente da escala original da tonalidade, veja só, aí está a deformidade.

C#7 é dominante de F#7M – dominante primário.

D#7 é dominante secundário G#m7 ou G#m; E#7 é dominante secundário de A#m7 ou A#m; F#7 é dominante secundário de B7M ou B; G#7 é dominante secundário de C#7 ou C#7sus; A#7 que é dominante secundário de D#m7.

Repare que são 12 acordes com estrutura dominante, sendo que apenas seis trítonos, todos os dominantes foram utilizados. O VII grau repetiria um trítono para ter um dominante, mas como sua quinta é diminuta, acordes com tríade diminuta não possuem dominante.

Cada dominante desses pode ser substituído pelo acorde de igual trítono.

C#7 por G7; A7 por Eb7; B7 por F7; F#7 ou C7; D7 por Ab7, A7 por Eb7. E a bola vai se deformando aumentando o número de possibilidades.

Ainda podemos acrescer subdominantes menores associadas ao dominante secundário. E muito empréstimo modal. E haja deformidade porque o tom menor que é paralelo a toda escala maior, homônimo, utiliza três escalas. Fá sustenido menor primitiva, harmônica e melódica.

Vamos estudar harmonia? Tenho um curso ótimo para indicar!

Me escreve joao.marcondes@souzalima.com.br

Pós Graduação
Previous articleQual é o campo harmônico de si maior?
Next articleQual o campo harmônico de fá maior?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.