Qual pergunta os músicos mais respondem na vida?

perguntas
Cursos Técnicos

Qual pergunta os músicos mais respondem na vida?

Eita, que pergunta fácil de responder! Para mim é como se fechasse os olhos lembrando de quantas vezes me foi perguntado, os rostos, os lugares e o quanto ecoa o preconceito em uma área tão bonita.

A música está em todo lugar, escrevi essa frase em mais de um artigo confirmando também que as pessoas não percebem a existência da música nos comerciais de televisão, na trilha sonora de uma série ou filme, na novela das oito, ou na abertura de programas de rádio e televisão.

Devem imaginar que a música brota do nada ou sai de coleções de obras musicais antigas e longínquas.

Uma única abertura de um programa de televisão condiciona uma rede de musicistas que ali atuaram remunerados de diferentes formas e momentos.

O professor que iniciou o compositor que criou a trilha está ali, assim como os professores dos instrumentistas, pode haver uma voz que foi treinada por mais de um professor, o trabalho de do técnico de som e de um produtor musical, e até do áudio finalizador…

Para estes com certeza absoluta a pergunta que mais ouviram foi: “Você é músico. Mas trabalha com que?”.

Sim, o grosso da população brasileira não compreende que as atividades musicais fazem parte do seu cotidiano de maneira indispensável, e que para tal, a classe musical é muito bem remunerada.

Essa patota brasileira, que passa por todas as classes sociais, enxergam como músicos apenas aqueles artistas consagrados das lives de hoje em dia, ou os músicos dos bares e casas noturnas, que animam seu fim de expediente.

Pior que fica parecendo piada, mas não é.

É preciso pensar. Música é uma área promissora onde é possível ganhar muito dinheiro. Evidentemente depende de dedicação, estudos, conexões com outros profissionais compreendendo que podemos parecer sozinhos e nunca estamos de fato.

Fica o convite: Assista a seguir a Abertura desse filme de sucesso sem música. Depois pense bem.

Pós Graduação
Previous articleAs Características da Rabeca
Next articleProduzir música é só girar botão?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.