Qualquer um pode aprender a compor?

Cursos Técnicos

Qualquer um pode aprender a compor?

Sim, é um estudo como qualquer outro. Onde se alicerçam os valores da composição, e com estudo e prática se obtém resultados satisfatórios.

Cerca de um ano atrás um importante compositor e educador musical afirmou que composição não se ensina. Evidentemente um fiasco já que a atividade de que o personagem sobrevive justamente é o ensino da composição.

Em seu artigo ele fala de Dom, sem falar. Aquele jeito demagógico de justificar o quanto ele é diferenciado, mas sem falar que houve uma mágica por trás da sua capacitação, ele nasceu com aquilo, e na visão, por tanto composição não se ensina.

Penso desde então que esse profissional deveria abandonar a atividade letiva por honestidade moral e intelectual. Qualquer um pode aprender a compor, e eu vivencio isso em meus cursos e com meus alunos há mais de quinze anos.

Eu leciono Introdução a composição escrita, Composição Letra e música, Orquestração, Formação Livre em Trilha Sonora, e em todos esses momentos o ensino da composição está em pauta, cada um em sua especificidade.

As práticas que desenvolvo reservam o incremento pela procura de destravar os processos composicionais e a criatividade.

Pense nisso! Quem travou seu processo criativo e composicional? Quem te reservou muitos nãos?

Pós Graduação