Quando surgiram as linhas suplementares da pauta?

Cursos Técnicos

Quando surgiram as linhas suplementares da pauta?

Quando precisamente é impossível precisar, tal qual quem foi o inventor. Mas o que se pode confirmar é o motivo.

As linhas suplementares surgiram de modo a ampliar a tessitura da pauta, e representando um maior desenvolvimento da música. Principalmente um desenvolvimento técnico.

Na ampliação da tessitura e registro dos instrumentos musicais a pauta precisou crescer, e não fazia sentido ampliar o número de linhas, já que a ampliação era provisória, e os saltos normalmente se respeitavam em cantábile.

No período medieval a música caminhava em graus conjuntos, em melodias puramente vocais, ao que se tem escrito em partitura. E no Renascimento e no Barroco os instrumentos e vozes se desenvolveram substancialmente.

Observando as partituras, no meio para o final do período Renascentista para o início do período Barroco se deu o acréscimo das linhas suplementares.

Que são linhas equidistantes, paralelas e provisórias dispostas sobre ou sob a pauta, linhas suplementares superiores ou inferiores, para grafar alturas provisoriamente ampliando a tessitura da pauta musical.

Tratamos de tudo que precisamos na dúvida do querido leitor, muito obrigado pela sugestão de pauta, e vamos em frente ampliando nossos conhecimentos musicais através de nosso BLOG.

Vamos em frente!

Pós Graduação