Quando trocar o professor individual de música ou instrumento?

Cursos Técnicos

Quando trocar o professor individual de música ou instrumento?

Em que experiência realizamos aulas individuais por toda nossa vida? Música tem essas coisas, uma experiência de vivência tão valiosa quanto qualquer ensinamento, desperta necessidade de consolidar empatia, voluntariedade e harmonia.

Construímos diferentes relações com nossos professores de música. Em alguns momentos de total carinho e afeição, admiração; para outros total repulsa e indignação.

Eu tive professores de instrumento dispostos a destruir minha carreira. Quão grave é isso? Isso é sério, configura crime, e como eu era apenas um jovem de 18 anos desconhecia os elementos legais que poderiam levar a prisão desse cidadão em especial. E que infelizmente ainda está por aí lecionando de maneira desequilibrada e abusiva – para falar o mínimo.

Para termos aqui uma publicação positiva vamos elencar alguns pontos da questão, deixando os pontos negativos para um livro:

1| Que seja de fato um educador, não um molengão que decidiu dar aula de música sem qualquer preparação procurando dignidade ou poder as nossas custas.

2| O educador precisa promover de maneira clara um processo para que percebamos como alunos onde estamos, o percurso e onde vamos chegar.

3| Apoio pedagógico desenvolvendo escuta, materiais escritos e repertório. Trata-se de envolvimento com o seu processo. Cada aluno individual possui uma necessidade.

4|Seu professor sabe observar onde você está no cronograma proposto? E ainda, apontar os problemas que precisa resolver e o que realizar para solucionar cada demanda? Então, isso é fundamental.

Objetivo por objetivo basta seguir alguns métodos? O professor é orientador que vai apontar o que você precisa de fato. A integralidade de um método pode ser o oposto do que necessita.

5| Ensinar conteúdo é parte, mas cabe ao professor ensinar a estudar – desenvolvendo rotinas, e não um diário do que fazer, mostrar em sala como deve ser sua prática diária para cumprir o objetivo que reuniu aluno e professor.

Professor de cartilha, o que já foi chamado de ensino paroquial, segue a missa e comenta algo brevemente, são frutos de um desconhecimento pedagógico amplamente acelerado.

Sempre estou a procura de reflexão educacional, tem uma experiência ruim em educação musical? Me escreve e vamos falar sobre joao.marcondes@souzalima.com.br

 

Pós Graduação
Previous articleQuando trocar o curso de música?
Next articleQualquer um pode aprender a compor?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.