Quanto tempo demora pra ser um bom instrumentista?

Cursos Técnicos

Cada instrumento possui uma dinâmica de aprendizado. E resultados são colhidos ao longo de todo processo. Os desafios são realmente grandes, mas quanto tempo demora pra ser um bom instrumentista?

Instrumentista é o músico que atua com a prática de um instrumento musical.

É o violonista. É o guitarrista. É o baterista. É o pianista. É o contrabaixista. É cavaquinista. É o percussionista. É o bandolinista. É o saxofonista. É o flautista. É o trombonista. É o trompetista. É o violinista. É o violoncelista. É o violista. É o acordeonista.

Percebem-se substantivos oriundos da composição do objeto instrumento, ou da palavra que o representa, fundido ao instrumentista. A exceção está ao violeiro, àquele que toca viola caipira.

Pronto, tratamos ao menos dos mais procurados em nosso BLOG. E agora vamos identificar alguns fatores fundamentais do instrumentista formado:

  1. Possui Leitura plena, para a maneira específica de comunicação de seu instrumento. Se por pauta em linguagem direta – escrita; ou por pauta e cifras, esta em linguagem interpretativa. Mínimo de três anos.

Que instrumento utiliza qual? Procure os infográficos do seu instrumento, a resposta está lá. Ou as características do instrumentista, outra série do BLOG.

2. Sonoridade resolvida. Sabe extrair expressividade de todas as maneiras em seu instrumento. Fortíssimo, pianíssimo. Realmente o que for. Mínimo de cinco anos. Pode realizar em menos? Pode, mas existe um aspecto físico e de maturidade estética. Estou falando com a experiência de educador musical, que formou violonistas e guitarristas ao longo de 15 anos lecionando no SL.

3. Capacidade de reação e protagonismo. Bom, esse é o ponto: conseguir tocar em seu quarto, em sua casa, com tranquilidade, parece perfeito pra quem pretende ser um youtuber. Embora há muitos youtubers excelentes instrumentistas.

A pressão de tocar em público realmente traz outras emoções, e diminui se lidamos mal com a ansiedade, nosso desempenho. É enfrentar a pressão do público. É palco. Leva um número considerável de apresentações, se feito com regularidade, em quatro anos se domina tocar sem perda de desempenho.

A capacidade de reação refere-se a improvisação. Improvisar é dominar determinado assunto e utiliza-lo sem planejamento prévio. Não saímos de nossas casas com o texto que falaremos ao longo do dia. Então improvisamos. O mesmo ao instrumento. Em uma prática consolidada consegui extrair bons resultados com alguns alunos em quatro anos.

Resolução:

Bom, somados os fatores diria que em quatro anos em uma pretensão mínima é possível formar um instrumentista de nível médio. Com uma projeção de estudo diário de três horas por dia, cinco vezes por semana.

Avançado levaria o dobro do tempo, com cinco horas de dedicação diária, mantendo os cinco dias por semana. E como disse em um vídeo de nosso canal do Youtube, confira:

Que tal então Ahmad Jamal, pianista, abaixo, com 82 anos! E está na ativa em 2018!

Você toparia levar oito anos para se formar e tocar plenamente até os 90 anos?

Pós Graduação
Previous articleAs primeiras cem publicações no blog de música!
Next articleAs Características do Pandeiro
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.