Quanto tempo dura a faculdade de música?

https://faculdadesouzalima.com.br/
Cursos Técnicos

Quanto tempo dura a faculdade de música afinal?

A resposta primordial: entre seis e dez semestres dependendo do programa que o aluno está realizando.

Claro, para cursar a faculdade de música o aluno depende de uma preparação, uma história de dedicação para com a música, instrumento ou curso que o capacite para tanto.

Eu criei o programa PREPARATÓRIO PARA VESTIBULAR, hoje em parceria com o Souza Lima, vale a pena conhecer, os índices de aprovação são fantásticos. São três modelos: extensivo, semi-intensivo e intensivo. Procure no site.

Como funciona o ingresso?

O ingresso em algumas instituições pode até ser relativamente simples. Ocorre que sem realizar um nivelamento ou adquirir conhecimento prévio, o tempo que dura a faculdade de música não será suficiente para prepara-lo para o mercado de trabalho, que é amplo, mas bastante disputado. O preparatório então, também é um curso de orientação de carreira.

Quanto tempo dura a faculdade de música no curso de licenciatura?

Em específico: o curso de Licenciatura em Música possui entre seis e oito semestres. Nas universidades públicas oito semestres, nas particulares seis semestres.

Há faculdades particulares cujo programa de licenciatura realiza-se em seis semestres – inclusive alguns desses programas podem até ser em modelo a distância (EAD).

Se o portador de diploma de bacharel em música pretende estender o programa para licenciatura bastará apenas mais um ano de estudo. Adaptações são cumpridas em dois semestres.

E o bacharelado?

O bacharelado em composição ou em regência possui programa com duração de dez semestres – cinco anos nas universidades públicas. Mas há instituições privadas que oferecem o mesmo programa em oito semestres letivos, em quatro anos.

Quanto dura um semestre na faculdade?

Cada ano na faculdade possui dois semestres letivos. O primeiro iniciando em fevereiro e terminando em junho, e o segundo iniciando em agosto e terminando em dezembro, assim é o funcionamento da Faculdade Souza Lima, por exemplo.

As faculdades públicas também são organizadas assim, embora é comum que as públicas comecem em março suas atividades letivas, e nesse momento de pandemia, tudo está desencontrado.

Quantos semestres dura a faculdade Souza Lima?

A Faculdade Souza Lima realiza seu programa em oito semestres. Sendo que nos cinco primeiros semestres cumpre-se um ciclo básico – em instrumento, onde caberá a escolha entre a continuidade no mesmo currículo ou a especialização em composição e arranjo.

Inscreva-se aqui no vestibular Souza Lima!

Nos três semestres finais na faculdade Souza Lima o aluno ou pela continuidade no programa voltado ao desempenho instrumental (incluindo o canto) ou pela carreira de composição e arranjo voltada para a música popular.

É uma visão diferente das aplicadas nas universidades públicas brasileiras. O que se considera no Souza Lima é que o arranjador ou compositor se beneficia sendo um bom instrumentista, ou ao menos possuindo familiaridade com o instrumento.

Outro diferencial: O Souza Lima é a única instituição brasileira que oferece um programa de transferência de créditos internacionais – parte desses créditos no Brasil em ciclo básico transferindo para a Berklee, em Boston EUA, automaticamente (com média satisfatória) para concluir a formação nas carreiras disponíveis na universidade estadunidense (que são muitas carreiras!).

Quanto tempo dura a faculdade de música nos programas tecnólogos?

Os cursos tecnólogos em música possuem duração de quatro semestres, normalmente.

Vale ressaltar que alguns destes programas possuem ressalvas por não possibilitar continuidade nas atividades acadêmicas, por exemplo, o acesso a uma especialização ou a um mestrado/doutorado. E agora ampliando a carga horária até permitem, mas são cursos muito deformados do foco principal de um curso tecnólogo.

Se você possui interesse na carreira acadêmica se informe sobre os pré-requisitos de acesso e composição de seu programa de interesse. Lembrando que os pré-requisitos são relacionados ao número de horas do programa de graduação. Certifique-se.

Os tecnólogos possuem a vantagem do curto período e do conteúdo objetivo. Preparando para o objetivo profissional. Com a visão similar de um curso técnico. Particularmente o programa técnico é mais objetivo.

Qual curso coincide com o tempo que pretende investir?

Essa é sem dúvida uma questão principal que deve promover sua reflexão. O dilema entre o tempo que pretende investir e seu planejamento como profissional atuante na área de música é uma sombra que nosso blog pretende diminuir (ou até acabar!).

O que precisa o arranjador? O que necessita o compositor? O que preciso para me tornar instrumentista? O que preciso para me tornar educador musical? Essas questões devem antever a escolha do programa universitário que pretende cursar.

O programa universitário deve atender o objetivo de atuação profissional. Para isso criamos um conjunto de elementos em texto, vídeo, e entrevistas. Conhece a série Quero ser músico?

Se prepare e aproveite. Música é uma área de atuação leve e recompensadora, e que demanda organização. Se preciso leia o artigo: Bacharelado ou Licenciatura em música.

E quaisquer dúvidas estou a disposição no e-mail joao.marcondes@souzalima.com.br

Ou #VemProSouzaLima.

Realizamos aqui um processo pioneiro de orientação de carreira no meu programa preparatório para vestibular.

Artigo publicado originalmente em 27 de novembro de 2017, ampliado e revisado em 7 de dezembro, comemorando o TOP5 com a quarta posição de 2017. Revisado e novamente ampliado em 18 de abril de 2022.

Pós Graduação
Previous articleQuanto devo investir por uma aula de música?
Next articleO músico precisa se reciclar?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.