Que compositores são pilares da música brasileira? Lenine

pilares da música brasileira
Cursos Técnicos

Pilares da música brasileira – Lenine – surpreendentemente para mim, ouvir ecoar na obra de tantos artistas um compositor relativamente  jovem, se comparado aos demais que aqui estarão. Lenine ainda está em construção de sua obra. E isso me parece magnífico.

Lenine é um compositor brasileiro nascido em 2 de fevereiro de 1959, completando 60 anos em 2019. Ele tem uma obra que chega a quinhentas canções, há coisas para sua discografia e na voz dos principais intérpretes da música brasileira. Ele nasceu em Recife, Pernambuco, estado do nordeste brasileiro.

Seu estilo composicional está ligado a uma influência do rock inglês e norte-americano, elevado ao mais rítmico e lírico da música brasileira.

https://youtu.be/G_O-8jCtSIE

Seu trabalho hoje ressoa plenamente com uma geração de compositores em seus vinte e trinta e poucos anos, como dito. Quanto ao lirismo, organização harmoniosa dos acordes, estrutura composicional … É um compositor que influencia diretamente o mercado fonográfico brasileiro.

Interessante é, sem dúvida, o disco que ele compartilha com o percussionista Marcos Suzano, que levantou a prática da percussão brasileira, aderindo a ritmos e outras estratégias para a execução do pandeiro, por exemplo.

https://youtu.be/sKExB58S598

O texto de Lenine é claro e poético.

O violão usa estruturas de baixo combinando as arestas da guitarra, e de maneira própria. Estruturas inusitadas que ressoam na obra dessa nova geração de artistas brasileiros. É o mais jovem entre os artistas considerados pilares da música brasileira, mas que se consolidou como protagonista em trinta anos de obras publicadas. Acordes com sonoridade grave.

Desse modo inovador, o som de Lenine se proliferou entre os jovens compositores, e arrebatou ao menos uma dúzia de bons compositores que se aproximam muitíssimo de seu estilo composicional. Talvez de maneira até inconsciente. Mas isso já faz com que considere o Lenine como um pilar dessa nova música brasileira, uma MPB mais próxima da indústria fonográfica, do que aquela que está segregada as beiradas da indústria.

Composições: Jack Soul Brasileiro, Paciência, É o que me interessa, Miedo, O silêncio das Estrelas.

https://youtu.be/iVcVS1OPWR8

Pós Graduação