Quero ser instrumentista

instrumentista
Cursos Técnicos

Estamos iniciando uma série didática com ideias e requisitos para cada área de atuação do músico. Decidido em ser músico, mas em que pretende atuar? Em outro artigo conversamos sobre as possibilidades e carreiras de atuação, agora vamos destricha-las?

O instrumentista é o músico que se apresenta individualmente ou em grupo, com protagonismo de solista ou como acompanhador.

Para um solista o tempo de dedicação e prática do instrumento é intensa.

Objetivos de alçar virtuosismo e expressividade plena. Domínio estético e estilístico. Criatividade. E positividade no fator palco.

Um solista, sinônimo de concertista para a música erudita, dedica-se entre seis e doze horas diárias. Com práticas específicas que levarão a explorar todos os recursos de seu instrumento. E com sonoridade.

Não é mito, é fato! Um solista precisa se dedicar muito ao seu instrumento em seus atributos técnicos e repertório!

No entanto o solista pode ser também aquele que inova esteticamente, aguçando a audição. Rompendo barreiras. Há solistas tecnicamente comuns e esteticamente instigantes.

Alguns solistas abdicam da carreira acadêmica preferindo uma orientação específica e, que será fundamental ao desenvolvimento individual. Quem é referência precisa ou precisou de uma referência. Ou seja, não realizam graduação em prol do tempo que podem ter a mais na prática de seu instrumento.

Por outro lado o instrumentista acompanhador é aquele que possui perfeição nos movimentos secundários.

Boa expressividade. E que sabe se estabelecer e interagir no agrupamento sendo em algum momento primeira camada, protagonista, tanto quanto segunda camada, antagonista, ou terceira camada, contínuo.

Como acompanhador até possui algum virtuosismo, pois dedicou-se para dominar as características estéticas do instrumento, mas sem prever protagonismo. Embora é fato que em uma grande orquestra ou em um coro reúnam-se potenciais solistas – naipe a naipe.

Acompanhar também é uma arte! Já presenciei solistas de nível internacional acompanhando muito mal outros artistas! É outro tipo de aprendizagem no caso da música popular!

Para o domínio de um instrumento a dedicação mínima ideal é de quatro horas diárias, isso é claro, para quem escolheu ser músico instrumentista profissional acompanhador. E caberá na agenda a vida universitária, ou carreiras complementares como a de produtor, compositor, ou arranjador.

Já tem em mãos os principais movimentos do seu instrumento? Já possui a orientação necessária?

Vamos estudar! Vem pro Souza Lima!

Um enfoque que para quem apenas quer dedicar-se por realização pessoal a constância diária valerá, em tempo de trinta minutos para um condicionamento mínimo ideal.

No Souza Lima possuímos Curso Técnico em instrumento em duas modalidades: erudita e práticas de música brasileira. Quer conhecer? Clique aqui!

Vamos ser músicos? Então precisamos mais. Que tal esse vídeo? Que tipo de instrumentista será você?

Artigo publicado em dezembro de 2017, ampliado e revisado em 13 de janeiro de 2020.

Pós Graduação
Previous article5 Questões para considerar do Vestibular de Música
Next articleExiste Faculdade de Música Popular?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.