Como ser Luthier?

luthier
Cursos Técnicos

O Luthier é um artesão que produz instrumentos musicais, ou aquele que regula ou reforma um instrumento. Vamos nesse artigo discutir as possibilidades e orientações de como ser Luthier no Brasil!

Você vê um piso velho e um luthier observa um futuro instrumento musical!

Muitos profissionais da área de luthieria ou lutheria iniciaram suas carreiras dedicando-se a atividade de instrumentista. Alguns apaixonados pela área interromperam os estudos de instrumento para dedicar-se exclusivamente a produção, reforma ou regulagem.

Por terem sido instrumentistas, conhecem as variações e necessidades de um – e para tal usufruem do conhecimento para atender melhor seus clientes.

O luthier é fundamental para o desenvolvimento musical para todo instrumentista. Nas mãos dos luthieres está a atuação necessária para a preparação de nossos instrumentos musicais auxiliando cada ação solicitada por uma obra musical.

Tocar com um instrumento desregulado é um desafio e tanto. Se condiciona, ao tocar desajustado, a execução a trejeitos técnicos que desfazem o objetivo de leveza interpretativa, de tranquilidade aos movimentos, até de destreza para o instrumentista.

Como corrigir o nivelamento dos trastes, por exemplo, de uma guitarra ou violão?

Se algo está errado a afinação oscila, e o movimento do bend não adianta sequer tentar!

A restauração de um vazamento em uma flauta ou saxofone, o luthier especializado é o responsável por esses ajustes. Bocais. Movimentos sensoriais, tarraxas e afinação. Troca de cordas, estopas e até a confecção de um instrumento sob medida. Para tal está a figura do luthier.

O violonista Sérgio Abreu abandonou uma brilhante carreira de concertista para dedicar-se exclusivamente a Luthieria. Seus violões hoje são utilizados pelos principais violonistas brasileiros.

Os violões Sérgio Abreu possuem equilíbrio, sonoridade plena e volume – sem dúvida uma especialidade como instrumentista que contribuiu de forma marcante ao alcance de sua criação artesanal para luthieria.

Eu sou violonista, já tive um violão Sérgio Abreu, e admiro muito o trabalho desse artista da criação de instrumentos.

Mas como ser Luthier no Brasil?

No Brasil não existe uma universidade ou faculdade que ofereça cursos de luthieria.

O interessado na atuação de Luthier deve procurar cursos livres para desenvolver-se profissionalmente.

Ser assistente de um profissional da área é um excelente caminho para se desenvolver para sua carreira, já que a tradição da luthieria se estabeleceu pela oralidade.

Há muitos tutoriais no YouTube para regulagem e confecção de um instrumento, que pode ser uma alternativa

O que vou precisar?

Você precisa ter todas as ferramentas necessárias, é claro. Mas daria destaque, que precisamos mesmo é de muita paciência.

Antes de arriscar-se em alterar um instrumento alheio experimente em algo próprio de menor valor, faça um teste. Ver para aprender e experimentar para consolidar estão nas prioridades e lemas para a atividade do Luthier.

Para ajudar o seu desenvolvimento como Luthier, entrevistei Ivan Freitas – proprietário da marca Music Maker – luthieria da mais alta qualidade. Contando um pouco de sua história. Leia aqui!

Conhece a série “Quero ser músico”? Aqui falo um pouco sobre a área de atuação do músico profissional. Aqui tem um vídeo falando a respeito! Saiba mais!

#VemProSouzaLima

Faz parte dos meus planos produzir meus próprios instrumentos, mas apenas na velhice, agora meus planos estão na educação musical, arranjo, produção musical e composição. E quem sabe, não é?

Para tal preciso desenvolver meu trabalho, e para isso tenho visto vídeos, e já andei desmontando uma guitarra, um violão e até um cavaquinho, todos velhos, e sem vontade de remontar. Tudo para verificar como o instrumento foi montado por dentro.

Veja só! Pense nisso, e vamos trabalhando em prol do seu desenvolvimento!

Publicado em 19 de janeiro de 2018, ampliado e revisado em 26 de agosto de 2020.

Pós Graduação
Previous articleComo estudar música brasileira?
Next articleAs Características do Contrabaixo Acústico
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.