Quero ser Músico! Copista? Arquivista?

copista
Cursos Técnicos

A série “Quero ser músico” chega ao seu momento derradeiro. Já falamos do arranjador, do produtor, do instrumentista, do educador musical, do regente, do artista, do compositor, do pesquisador, do musicoterapeuta… E agora falaremos do copista e do arquivista!

Construímos um norte ao apresentar cada área de atuação do musicista. Desde o princípio a série possui este objetivo. Progressivamente adentramos em áreas desconhecidas de atuação do músico.

Afinal o que é copista?

Copista é o músico responsável por produzir partituras.

Como somos alfabetizados musicalmente podemos atuar diretamente com a função do copista. Atuamos em causa própria ocasionalmente como copistas, ou quando produzimos nossas próprias partituras, de nossas próprias obras. E existe ainda outros caminhos.

Houve até um tempo que a profissão do copista era fundamental para editoração das partituras. Mas primeiramente os copistas foram assistentes de compositores, que para aperfeiçoarem seu trabalho, ditavam frases musicais para que fossem copiadas.

O copista foi de certo modo um aprendiz. Dotado de um ouvido especial, por vezes absoluto, era capaz de pautar com rapidez a ideia musical de seu mestre.

O copista nos dias de hoje pode atuar no registro de obras musicais juntos a Biblioteca Nacional contribuindo com compositores populares que não possuem escrita musical.

O copista pode atuar como assistente do maestro ou arranjador adaptando obras para determinado agrupamento. Ressaltando que adaptar sem intervir esteticamente, como faria um arranjador.

E o arquivista?

O músico atualmente expandiu sua colocação no mercado de trabalho com a função de arquivista – um músico conhecedor do repertório orquestral, versado na escrita musical, e que atua diretamente com as Orquestras para organização das partituras. Internamente a Orquestra utiliza seu conhecimento para a distribuição dos naipes e instrumentistas das obras pela solicitação do maestro ou diretor artístico.

Alguns músicos atuantes na função de arquivista foram em outro momento copistas.

Parece uma função burocrática, mas que está diretamente envolta a expertises complexas do estudo da música como solfejo e o desenvolvimento do ouvido interno, leitura em mais de uma clave, e o conhecimento da organologia, harmonia e contraponto. Tudo para que o músico reconheça determinadas partituras.

O saber musical consolidado é fundamental.

Pode ser que quando se planeja a carreira em música se sonha apenas com o palco, com o tocar, e com o compor. Haja vista que a música possui atividades fundamentais para um desenvolvimento pleno. A atividade do arquivista é primordial para estúdio de produção de trilha sonora também.

Há concursos públicos para área de arquivista e possuem como pré-requisito a graduação em música.

Vale conhecer cada área e se dedicar! A atividade do copista e do arquivista pode não atender o músico que quer vivenciar o palco, mas atende quem possui amplo conhecimento em música ou quer adquiri-lo e se esquiva das apresentações comuns da carreira de musicista.

Conhece as outras publicações do Quero ser músico?

Publicado originalmente em 16 de janeiro de 2018, ampliado e revisado em 16 de janeiro de 2020.

Pós Graduação
Previous articleAs características do Violino
Next articleQuero ser maestro (regente)
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.