Se você fosse um produtor musical, o que diria?

Quais notas recebem sustenido? Qualquer nota pode receber sustenido. Já que em uma estrutura escalar, todos os graus precisam estar presentes, uma escala de dó sustenido terá todos os sons representados com sustenido. dó# ré# mi# fá# sol# lá# si# O que ocorre é que todos esses sons podem ser renomeados, representados com uma outra terminologia gramatical. réb mib fá solb láb sib dó réb A nomenclatura para tal fenômeno é ENARMONIA. Um som pode possuir duas ou até mais nomenclaturas. Nomes são nomes. O importante é compreender que um acidente cumpre uma função gramatical, e utilizar como nomenclatura correta é fundamental. #VemProSouzaLima Aqui sustenido segue sendo sustenido, e bemol segue sendo bemol, e sabemos bem diferenciar os motivos!
Cursos Técnicos

Se você fosse um produtor musical, o que diria?

Bom, nesse caso, posso dizer com propriedade por ser de fato um produtor musical. A questão do leitor provavelmente veio alheia ao trabalho que desenvolvo profissionalmente desde 2003.

Minha história como produtor musical começou com a ideia de ter um SELO, uma gravadora própria, BAC Discos nasceu justamente em 2003 com a proposta de promover artistas compositores! E que cantassem aquilo que criavam!

Escolhi pessoalmente cada compositor que lançaria obras pelo SELO. A identidade da produção musical BAC Discos procurava a composição em gêneros da música brasileira! Canção, samba, baião, valsa, desde que cumprissem os coeficientes da brasilidade, convidava para ter um álbum pelo selo.

A ideia original era que fosse o primeiro trabalho fonográfico de cada artista. Mas tivemos sim ao longo dessa estada alguns artistas que lançaram mais de um trabalho pelo selo.

Mas o que eu digo?

Como produtor musical sugiro conhecer profundamente a música, tanto como referência estética, saber de tudo que é gênero e estilo, ritmo, termos, matrizes, organização fonográfica, mapa, camada, letra, poesia!

Ainda como produtor sugiro se especializar. Eu, por exemplo, sou especializado em instrumentos acústicos, também sou arranjador, ou seja, me tornei capaz de escrever melodias adaptadas para qualquer instrumento musical!

Sou educador, então, coordeno um curso técnico com duração de dois anos que tem como objetivo formar produtores musicais. Técnico em Processos Fonográficos! Saiba mais aqui!

De onde veio a questão da produção musical?

Sempre foi uma das áreas que mais me interessou! Admirava os álbuns e LPs e tudo que envolvia gravação! Estudei engenharia de som de maneira livre nas possibilidades que encontrei no início dos anos 2000. E me graduei em música, com especialização e mestrado em educação.

Produzir é inerente a quem sou! E só atuo com coisas que fazem parte de mim! Preciso de verdade em todos os processos que vivencio!

Cada passo aqui desse breve papo te fornece experiências, espero que auxilie em sua decisão de vida!

#VemProSouzaLima

E se você fosse um produtor musical, o que diria?

Pós Graduação
Previous articleO que você acha da música brasileira?
Next articleAula de música a distância funciona?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.