Todo mundo pode aprender a compor?

Cursos Técnicos

Todo mundo pode aprender a compor?

Com toda certeza, afirmo que todo mundo pode aprender a compor. Eu leciono composição há mais de uma década, e os resultados adianto, que são impressionantes.

Acompanhei alunos desde a primeira formação teórica, que sequer pensavam em compor, e avancei desde os programas do Souza Lima, como Composição Letra e Música, Composição Instrumental, Técnico em Produção Musical, ao desenvolvimento de obras autorais interessantes.

Tudo pode ser ensinado desde que haja vontade de aprender e de ensinar, evidentemente. É uma troca, e o aprendizado já adianto será mútuo.

O fato é que falsos educadores, ou melhor, músicos compositores e arranjadores que usam da educação musical para complemento de renda, tratam seu trabalho como inalcançável – sempre por vaidade de sua condição. Medo? Provavelmente.

Eu divido tudo que sei e mais um pouco com todos os meus estudantes. E me dedico para melhorar minhas práticas educativas em prol do desenvolvimento de cada um mediante seus objetivos. Educação musical levada a sério.

Pós Graduação
Previous articleÉ possível fazer música com um instrumento simples?
Next articleComo estudar trilha sonora no Brasil?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.