Transcrever música ajuda na alfabetização musical?

transcrição
Cursos Técnicos

Transcrever música ajuda na alfabetização?

Sim, transcrever é a consolidação da alfabetização musical. O estudante depois de assimilar as figuras de valor em solfejo rítmico, precisa do processo de transcrição para consolidar sua alfabetização musical.

Transcrever uma melodia própria, ou mesmo transcrever uma melodia de outrem, ou um solo, faz com que o aluno equipare som e gramática. Dois conhecimentos que teoricamente estariam no início da prática musical em paralelo, e que precisam ser unificados.

Ocorre que a transcrição também é uma ideia metodológica para o ensino da improvisação, aí é outra situação, que pela experiência letiva discordo. Mas é assunto para outra publicação.

Um passo importante para a consolidação da alfabetização está na memória musical. Você como estudante, ou seu estudante, incentive a memorização de frases melódicas, cante-as, e reflita assim qual simbologia adotar para cada frase.

Métrica primeiramente, e a seguir como representar gramaticamente a frase musical.

É um processo que precisa ser guiado, mas hoje há facilitadores. Por exemplo: o estudante pode escrever como imagina em um programa de escrita musical como Sibelius ou Musescore; e o programa é capaz de reproduzir, e daí o próprio estudante se corrigir mediante a execução do programa.

Na minha alfabetização, escrevi minha primeira partitura, mas tive que aguardar o encontro com alguém que tivesse a leitura consolidada para conferir se o que escrevi estava certo. Use bem a tecnologia, veja só!

Faz parte do aprendizado do preparatório para vestibular a alfabetização musical plena. Procure esse curso que coordeno no site Souza Lima.

Pós Graduação
Previous articleTranscrever improviso ajuda a improvisar?
Next articlePode acabar uma música com um acorde com sétima maior?
Eu sou o Professor João Marcondes! Apaixonado por música e educação musical. Sou compositor e instrumentista com muita coisa publicada. Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical da Faculdade e Conservatório Souza Lima - cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, e sou diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. E também de maneira impressa. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Minhas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. Sou diretor e fundador da gravadora BAC Discos! Que lançou diversos artistas atuantes hoje na música brasileira. Conheça em www.bacdiscos.com/ Segue meu instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/