Uma breve história da Viola Brasileira

joão marcondes
Cursos Técnicos

Provavelmente o instrumento mais importante da história da música brasileira, na visão desse pesquisador que vos fala, a viola caipira, viola hoje brasileira, já foi viola de arame em terras lusitanas, e mesmo que tentem abreviar sua importância a viola brasileira se espalhou de maneira a determinar estilo, preservando até a monofonia como característica.

Dona de diversas composições de afinações, a viola brasileira é poética. Cada nome que vem para seus sons combinados! É como se as cordas falassem: Rio Acima! Rio abaixo! Cebolão!

A viola é tão importante que até transformou a guitarra clássica, antes só guitarra, em violão. Viola grande!

A primeira história que se construiu por anônimos, jesuítas, está representada em referências no mercado fonográfico, regidas e pesquisadas na academia!

A viola brasileira é hoje motivo de teses e dissertações, artigos acadêmicos, pesquisas livres que respeitam o ético e o êmico! Quem imaginaria a viola ocupar cadeira em uma instituição tão tradicionalista quanto a USP? 

Digno da notoriedade do musicista e pesquisador Ivan Vilela! Que muito mais que apenas justificar em textos a importância de seu instrumento, justifica através de obras como compositor e intérprete, ampliando os limites que disseram haver pra tão encantador instrumento. Não há limites, na verdade, a viola é o caminho da brasilidade.

Ivan foi meu professor em minha primeira pós-graduação. E estendia os papos para além das aulas. Foi uma pessoa muito importante para mim. Despertou a mim muitas leituras.

Posso dizer que a ação dos jesuítas contribuiu positivamente para o desenvolvimento do Brasil como nação, embora que destoe da interpretação da autora Marisa Fonterrada, que em seu livro Tramas e Fios sugere ser a abordagem dos jesuítas no século XVI a primeira abordagem de educação musical. Um erro crasso.

A contribuição dos jesuítas, se é que assim se pode chamar, foi diluir e combinar a cultura de diversas nações ameríndias com a música eclesiástica. Deixou seu legado por um preço altíssimo. E dos espólios contados, há de se valorizar a viola. E as duplas, que hoje sertanejas, caipiras, remontam aos jesuítas que andavam em pares.

Sobre a série

Essa série já está em seu décimo quarto episódio, procurando alicerçar o conhecimento na primeira observação para um instrumento.

São dezessete instrumentos visitados já que alguns infográficos reúnem duas histórias.

Estamos chegando ao fim dessa breve história que se pretendia contar, faltam apenas dois capítulos.

Aproveite então mais esse infográfico preparado especialmente para nossos leitores, lançado nesse 7 de setembro, não por acaso!

Texto e pesquisa minha, João Marcondes, para design de Jean Forrer.

 

Pós Graduação
Previous articleMúsica em compasso binário!
Next articleEntrevistas com músicos
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.