Uma breve história das Voz Masculina no Brasil

Cursos Técnicos

Cresci ouvindo meu avô falar de um tal Chico Viola! Francisco Alves! Esse era seu maior ídolo.

Meu avô o imitava e conhecia absolutamente todas as suas canções – símbolo precoce da voz masculina no Brasil, evidentemente empostada, como herança do bell canto, Francisco Alves foi fundamental para consolidação de compositores como Noel Rosa e Ary Barroso.

Talvez esqueça um ou outro, mas faz parte do trabalho do pesquisador, que abre caminhos para que outros se aprofundam ou tragam visões complementares, interpretando os fatos sob outra percepção e escuta.

Uma breve história da voz masculina faz parte de uma série, que tem o intuito de direcionar seus ouvidos ao repertório da música brasileira! E lembrar como se estabeleceu a cantoria dos compositores! Da voz pequena! Do microfone!

Parte do que há de representativo entre os passos da música brasileira fonográfica para a voz masculina, está aqui neste infográfico!

Ou na memória de um Vicente Celestino! Maior referência do rei da voz: Francisco Alves!

Vamos lá?

Pós Graduação
Previous articleAs Características do Acordeonista
Next articleQuero ser músico entrevista: Maurício Bussab
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.