Uma breve história das Voz Masculina no Brasil

Cursos Técnicos

Cresci ouvindo meu avô falar de um tal Chico Viola! Francisco Alves! Esse era seu maior ídolo.

Meu avô o imitava e conhecia absolutamente todas as suas canções – símbolo precoce da voz masculina no Brasil, evidentemente empostada, como herança do bell canto, Francisco Alves foi fundamental para consolidação de compositores como Noel Rosa e Ary Barroso.

Talvez esqueça um ou outro, mas faz parte do trabalho do pesquisador, que abre caminhos para que outros se aprofundam ou tragam visões complementares, interpretando os fatos sob outra percepção e escuta.

Uma breve história da voz masculina faz parte de uma série, que tem o intuito de direcionar seus ouvidos ao repertório da música brasileira! E lembrar como se estabeleceu a cantoria dos compositores! Da voz pequena! Do microfone!

Parte do que há de representativo entre os passos da música brasileira fonográfica para a voz masculina, está aqui neste infográfico!

Ou na memória de um Vicente Celestino! Maior referência do rei da voz: Francisco Alves!

Vamos lá?

Pós Graduação
Previous article7 razões para Estudar Música
Next articleQuero ser músico entrevista: Maurício Bussab
Eu sou o Professor João Marcondes! Apaixonado por música e educação musical. Sou compositor e instrumentista com muita coisa publicada. Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical da Faculdade e Conservatório Souza Lima - cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, e sou diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. E também de maneira impressa. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Minhas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. Sou diretor e fundador da gravadora BAC Discos! Que lançou diversos artistas atuantes hoje na música brasileira. Conheça em www.bacdiscos.com/ Segue meu instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/