Uma breve história do Cavaquinho

cavaquinho
Cursos Técnicos

O Cavaquinho é uma pequena guitarra de quatro cordas, de origem moura, e tessitura de apenas duas oitavas e afinação que forma uma tríade de sol maior (ré, sol, si, ré – do grave para o agudo, sendo que o lá da segunda casa da terceira corda é o de 440 hertz).

O cavaquinho foi introduzido no Brasil pelos portugueses na colonização, no século XVIII. Eu aprecio muito a execução desse instrumento, que aprendi a tocar ainda criança.

(1558) Choro – Daniella Alcarpe – YouTube

Me segue no instagram! @joaomarcondesoficial

É um instrumento amplamente utilizado nos folguedos populares, da folia de reis, reisado. Nesse caso, o cavaquinho é utilizado para acompanhar as vozes e pode possuir uma afinação diferenciada: a mais aguda afinada em mi.

No Brasil o cavaquinho se estabeleceu como figura fundamental do agrupamento típico do choro: o regional. Realiza o “centro”, espécie de condução rítmico-harmônica.

A tessitura e afinação do cavaquinho permitem dobras intervalares não usuais nos instrumentos harmônicos, de terças em tríades maiores e menores, de quintas justas.

Um instrumento tão agudo que a interferência da série harmônica é pequena, estabelecendo outros critérios.

Sobreposições

É comum acordes incompletos nas tétrades e um pensamento de sobreposição, estruturas complementares, estruturas altas. Por exemplo: se agrupado enquanto o violão está tocando uma tétrade maior com sétima maior, o cavaquinho se estabelece tocando a estrutura completa de um mi menor com sétima. A resultante não se modifica, é complementar.

No choro e no samba as tríades são primordiais por evocarem e favorecerem a questão rítmica da estrutura do acorde. Sons presos no cavaquinho favorecem a execução, em alguns casos complementados pela própria mão esquerda.

Referência

O Brasil ampliou a linguagem do instrumento, definindo técnicas e estratégias interpretativas que culminaram no brilhantismo de Waldir de Azevedo (1923 – 1980), um exímio solista e compositor, que levou o instrumento para outro patamar no panteão da música brasileira.  Waldir desenvolveu um extenso repertório característico do cavaquinho, que consolidou os valores figurativos do instrumento.

Vamos conhecer mais referências do instrumento nesse infográfico especialmente produzido para nosso blog, com texto e pesquisa minhas, João Marcondes, para design do infografista Jean Forrer.

 

joão marcondes

 

Esse artigo foi publicado em 2018, ampliado e revisado em 01 de junho de 012022.

Pós Graduação
Previous articleAs características do Baterista
Next articleComo são os cursos de música?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.