Uma breve história do Clarinete e Flauta Transversal

Cursos Técnicos

Vamos falar de história da música! Clarinete, flauta e muito mais! De quem representa o nascimento da música brasileira. Nosso patrono!

A flauta e o clarinete, instrumentos aerofones da família das madeiras, são fundamentais para o desenvolvimento da música brasileira.

Alguns de seus expoentes transcenderam a prática específica de seus instrumentos, e se estabeleceram como referências primordiais do melhor fazer musical urbano que culminou no estabelecimento do mercado fonográfico brasileiro.

Tanto quanto pela composição e a contribuição em gênero e estilo, quanto ao vocabulário específico de um instrumento, a flauta e o clarinete transcenderam em sua expressividade aos fraseados da nossa música.

Eu, como pesquisador e educador, entendo que a figura musical mais importante de nossa história seja a de Pixinguinha, justamente um instrumentista que teve a flauta como seu principal instrumento, durante a primeira fase de sua atuação na indústria fonográfica.

A contribuição de Pixinguinha é tão grande que a seguir se estabeleceu arranjador e compositor, interagindo com a principal obra do choro e do samba, na história da música brasileira.

Outros nomes

Mas há evidentemente outros nomes,  conheça alguns desses personagens nesse infográfico que preparamos especialmente aos leitores do BLOG Souza Lima, com texto e pesquisa assinados por mim, João Marcondes, para design de Jean Forrer.

 

 

 

 

Pós Graduação
Previous articleUma breve história do Violão de 7 cordas
Next articleO que é ligadura em música?
Eu sou o Professor João Marcondes! Apaixonado por música e educação musical. Sou compositor e instrumentista com muita coisa publicada. Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical da Faculdade e Conservatório Souza Lima - cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, e sou diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. E também de maneira impressa. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Minhas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. Sou diretor e fundador da gravadora BAC Discos! Que lançou diversos artistas atuantes hoje na música brasileira. Conheça em www.bacdiscos.com/ Segue meu instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/