Uma breve história do piano no Brasil

Cursos Técnicos

O protagonismo que o piano conheceu a partir de meados do século XVIII, para a música européia, ocorreu também na cultura brasileira a partir do século XIX. Vamos então a uma breve história do piano no Brasil?

Instrumento de cordas percutidas, o piano foi introduzido no Brasil no século XIX. E está presente nos primeiros registros fonográficos brasileiros, dada sua importância, datados da primeira década do século XX.

Chiquinha Gonzaga e Guiomar Novaes

O piano é o instrumento da brasileira Chiquinha Gonzaga, compositora de marchas e choros, que ganhou notoriedade por suas composições. Chiquinha Gonzaga lecionou e influenciou nomes como Ernesto Nazareth, também pianista e compositor, e Joaquim Antônio da Silva Callado.

Piano que tem no Brasil a referência da exímia instrumentista Guiomar Novaes. Que estreou tal qual o maestro João de Souza Lima, também pianista e patrono de nossa instituição, inúmeras obras de Heitor Villa-Lobos.

O piano na Bossa-Nova

O piano que trafegou ao minimalismo, rítmico e melódico, nas mãos de João Donato, e mais que tudo elevou as composições do imenso Tom Jobim – que dispensa apresentação. E Luís Carlos Vinhas, Luís Eça e Amilton Godoy.

Instrumento também de Ary Barroso, compositor que influenciou Jobim em seus primórdios como compositor. E dos que vieram a seguir até que não são tantos, pois João Gilberto encampou o violão sobre a aura dos compositores brasileiros como Chico Buarque, Gilberto Gil, Edu Lobo, Caetano Veloso e Milton Nascimento. Todos mais violonistas.

O violão antes submerso da aura da boemia consolidou-se como o instrumento do fazer musical brasileiro, descampando o piano de até então. O violão talvez pela praticidade? Ou pela genialidade de João Gilberto e Dilermando Reis – patronos cada qual em sua importância.

Sim é possível que o piano tenha perdido certo protagonismo pelo encantamento e praticidade de deslocamento do violão. Que o próprio Jobim dominava, como demonstrou nos discos que Frank Sinatra dedicou para sua obra.

Mas como negar que o piano é protagonista. Àquele que se percebe a fundo nas canções, ou que marca as harmonias, ou que difunde a música erudita.

Do virtuosismo não se abandona, pois há os trios brasileiros com o piano a frente. E o que dirá mais se há para o piano Hermeto Paschoal e Egberto Gismonti. Ou do elegante César Camargo Mariano. E da erudição estonteante de Nelson Freire.

O Piano brasileiro está aqui para ser ouvido e visto! Aproveite uma breve história do piano no Brasil.

A pesquisa e texto são de João Marcondes da dissertação de mestrado “Fonograma: transformações histórico-culturais no mercado da música popular urbana brasileira”, para infográfico com design de Jean Forrer.

joão marcondes

Essa publicação foi atualizada em 30 de maio de 2022. Vamos em frente!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleQuero ser músico entrevista: Alessandro Penezzi
Next articleAs características do Violonista
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.