7 razões para Estudar Música

Cursos Técnicos

Cada músico, ou cada pessoa no mundo, que já se dedicou a um instrumento, poderia descrever sete razões para estudar música! Algumas, é claro, coincidiriam! Outras seriam totalmente novas!

Mas muito mais que razões para estudar música, são razões para sermos felizes através da música! Afinal estamos falando de algo que é parte integrante do nosso cotidiano! Da arte! Em entretenimento, então? Nem se fala!

A música está no cinema! Nas séries! Nas novelas! No teatro! Na dança! Nas rádios! Nos jingles publicitários! Infelizmente poucos valorizam o fazer do músico, por não perceberam a cadeia produtiva da música em seus ouvidos.

Mas as razões para estudar música, para mim, são essas:

Razão 1 – Contribui com o desenvolvimento cognitivo, que auxilia, por exemplo, ao aprendizado de línguas.

Comprovado cientificamente: A música enobrece os sentidos! Aguça a percepção! Concernindo em uma melhora significativa das cognições!

Razão 2 – Acelera o desenvolvimento motor – coordenação grossa, coordenação motora fina, tanto para crianças quanto para adultos. E o aprendizado musical pode ser uma ação positiva até como medida de fisioterapia.

Há na música movimentos de toda espécie! A coordenação motora é fruto de certa sabedoria humana! Um saber fisiológico! 

Razão 3 – Desenvolve aspectos da concentração.

Quem nunca passou seis horas sentado estudando uma música, não sabe de fato o que é se concentrar! A música traz esse valor como uma conquista progressiva!

Razão 4 – Desenvolve valores sociais.

Cada instrumento faz parte de um todo, como em uma sociedade. Na música aprendemos a respeitar o silêncio! A ação! O movimento! A intensidade! Somos na música o equilíbrio preciso do que somos para o mundo! 

Razão 5 – Tocar um instrumento musical é a alegria de um encontro, de uma vida, de um momento.

Só quem já toca um instrumento sabe do que estou falando! Na música estamos em sintonia fina com os processos peculiares do entretenimento! E tocar é algo realmente espetacular! 

Ainda faltam duas razões:

Razão 6 – Auxilia no desenvolvimento da criatividade.

Improvisar! Compor! Arranjar! Procurar soluções em meio a um processo! Isso faz parte da ação do músico!

Razão 7 – Pode passar de um hobby para uma profissão, amando o que se faz e sem muitas delongas: entre tocar e atuar profissionalmente há uma linha tênue que está alinhada a dedicação.

Para mim não existe músico amador, músico é quem vive das ações da música como profissão! Porém, evidentemente, há música como hobby! E que hobby incrível! Dedique-se a música e saberás o que é o amor!

São tantas outras! Porque me comprometi em falar apenas 7?

Pós Graduação
Previous articleO que é Instrumento transpositor? Parte III
Next articleMúsica em compasso ternário!
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.