As características do Baterista

Cursos Técnicos

O baterista é o músico que atua com propriedade e expressividade na seção rítmica dos diversos gêneros e estilos da música fonográfica internacional. Vamos para as características do baterista?

Instrumento norte-americano, a bateria possui cerca de cem anos, onde desenvolveu questões estilísticas e técnicas nos diversos ritmos internacionais.

O baterista é hábil em andamentos e formas, que dialogam livremente por um conhecimento prévio adquirido.

Metrônomo

O baterista possui a sensação de tempo bem resolvida. Precisão metronomica. Valoriza-se muito o baterista que possui essa característica. É preciso foco no desenvolvimento desse aspecto, nas características do baterista.

Normalmente o baterista é especializado em um estilo e gênero, atuando nas variações típicas e possíveis combinações.

Por exemplo, um baterista que atua com ROCK possui desenvolvimento de pedal duplo. Algo que um baterista especializado em música brasileira, por exemplo, ignora.

Características:

  1. Instrumento apropriado em medidas para o estilo e gênero que atua.
  2. Baquetas típicas sobre o mesmo propósito.
  3. Desenvolvimento particular com o metrônomo. Para a música fonográfica pop e rock precisão na execução casada com o metrônomo. No Jazz e música brasileira, ser capaz de tocar casado ao metrônomo, pouco a frente, ou pouco atrás do metrônomo.
  4. Saber improvisar de acordo com a linguagem do gênero e estilo que atua.
  5. Desenvolver controle dos quatro membros, na mecânica e coordenação grossa.
  6. Por possuir ampla variação de intensidade, o baterista precisa ser capaz de tocar com qualidade em dinâmicas muito variadas – um mesmo groove do pianíssimo ao fortíssimo.
  7. Desenvolver a percepção harmônica para consolidar a execução da seção rítmica que envolve a prática conjunta com a guitarra e com o contrabaixo. E até com o piano.
  8. Perceber a forma, para realizar as intersecções comuns da troca das seções, preenchimentos, as conhecidas viradas.

Série

A série características do instrumentista segue semana que vem, aprenda mais sobre o que cada músico, de cada instrumento precisa, e escolha como tocar, e quem sabe seu instrumento?

Esse artigo foi revisado em primeiro de junho de 2022, e publicado em 2018.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleQuero Ser Músico Entrevista: Tiago “Big” Rabello
Next articleUma breve história do Cavaquinho
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.