As características do Pianista

série harmonico
Cursos Técnicos

Pianista é quem toca piano.

Um músico hábil em ler partituras. Dos poucos instrumentistas que atuam de forma constante com a leitura de duas claves.

Me segue no instagram! @joaomarcondesoficial

Onde até muitos se enganam avaliando que a pauta de cima recebe apenas a clave de sol e a pauta de baixo a clave de fá. Ledo engano. A pauta superior representa a mão direita enquanto a pauta inferior representa a mão esquerda. E não são raras as peças em que o pianista precisa trocar a leitura das claves invertendo as mãos, cruzando os braços só que tocando.

Divertidamente!

Claro que nem todos os pianistas são dotados de uma leitura perfeita. Normalmente esse conta está para os eruditos. Os populares leem melodia e cifras, na qual é preciso conhecer estilo.

Os populares são de outra expertise. Aqueles que arranjam. Compõe acordes dissonantes, quartais, com clusters, com uma melodia intrincada entre vozes movediças.

O pianista para tudo é um músico de muita expressividade. Pianoforte capaz de superar em tessitura uma orquestra, e em expressividade então nem se fale. Dez dedos para sete oitavas e meia, onde as texturas extrapolam o considerável para qualquer instrumento.

E as qualidades?

O pianista precisa ser ágil, e para tal estudar técnica.

Criativo e expressivo para tal conhecer a fundo o estilo e gênero em que atua.

Aos populares, você será capaz de improvisar?

E quem sabe ainda compor e construir versões dos standards mais conhecidos.

O repertório é quase infinito e sabê-lo de memória parece algo comum aos pianistas.

Para que alguém não se surpreenda, mas os pianistas são aqueles que tocam as canções populares em todos os tons.

Agrupamentos?

Se do piano trio, jazz trio. Se para a big-band.

Se um grupo de câmera, ou como solista de uma orquestra.

Acompanhando uma voz, ou em uma apresentação solo, piano-bar ou no Teatro Municipal.

O piano é um instrumento realmente diferente.

Você está pronto para ser pianista?

Pós Graduação
Previous articleO Preço (investimento) de uma faculdade de música?
Next articleQuantos anos leva para ser maestro?
Eu sou o Professor João Marcondes! Apaixonado por música e educação musical. Sou compositor e instrumentista com muita coisa publicada. Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical da Faculdade e Conservatório Souza Lima - cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, e sou diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. E também de maneira impressa. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Minhas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. Sou diretor e fundador da gravadora BAC Discos! Que lançou diversos artistas atuantes hoje na música brasileira. Conheça em www.bacdiscos.com/ Segue meu instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/