Como é um arranjo para a música brasileira? Marcha-Rancho

Cursos Técnicos

Como é um arranjo para a música brasileira? Marcha-Rancho

Aqui no nosso blog já definimos o que é Marcha-Rancho. Agora nesta publicação vamos falar sobre a construção de um arranjo da música brasileira a partir de repertórios diversos que são comuns a nós, no ritmo da marcha-rancho.

A música desse arranjo foi gravada originalmente na década de 1970. O texto tenta unir as pessoas, para falar sobre nossas tradições, com certa ironia contra o regime militar que vivíamos no Brasil naquela época em sua fase mais opressora.

Vamos ouvir a versão original:

https://youtu.be/jgpmpLm7gmY

Arranjo

Na primeira estrutura criei uma nova introdução. Isso utilizando basicamente os arpejos dos acordes, e partes de uma escala, geralmente diatônica, mas respeitando a estrutura proposta do acorde.

Em seguida vem a música em melodia cantada. O que está delineado na partitura a seguir é interurbano, criativo, mas característico do gênero. Composto pelos mesmos elementos mencionados anteriormente.

A melodia do contraponto ocorre em todo o espaço da melodia cantada.

Este arranjo foi gravado recentemente, e irei compartilhá-lo aqui em post para completar as informações e contribuir para uma melhor apreciação.

Note que ao final, como é comum ao gênero, a introdução se repete com uma pequena variação harmônica.

Quanto à partitura, é um rascunho, a instrumentação que foi distribuída é para percussão (caixa e bumbo) cavaquinho, violão, saxofone tenor, trompete e trombone – tocaram cada qual sua oitava. Em um grupo de rua brasileiro, a escrita se comporta de maneira muito simples.

 

Pós Graduação