Como funciona o curso Preparatório para a Berklee?

Cursos Técnicos

Como funciona o curso Preparatório para a Berklee?

Primeiramente a Berklee é uma instituição norte-americana sediada em Boston que possui um expressivo número de estudantes internacionais, tais quais cursos e docentes entre os mais capacitados do mundo.

Seus alunos desde a década de 1950 migram de todas as partes do mundo para concluir formações das mais variadas em música – da educação musical à produção de trilha sonoras, da composição artística e de canções à musicoterapia e performance.

O Souza Lima é a única instituição brasileira autorizada a utilizar a marca Berklee em suas atividades. Por assim o Souza Lima possui também a autorização legal como única instituição brasileira com a possibilidade de transferir créditos internacionais cumpridos em nossa faculdade, autorizada pelo MEC, aqui mesmo no Brasil para a universidade norte-americana.

Outras escolas formataram e formatam cursos que segundo eles “preparam” para a Berklee. Cursos criados ocasionalmente com um aluno egresso da instituição e que regressa ao Brasil utilizando da marca de maneira até ilegal.

A Berklee quando realizou a parceria inédita no Brasil com o Souza Lima, ainda um Conservatório em 1997, acompanhou de perto todas as nossas atividades docentes. Por um semestre enviou docentes e gestores para acompanhar as aulas disponibilizadas na escola autorizando, por exemplo, a partir de seus alicerces lecionar um programa que preparasse para a Berklee, para a seguir autorizar em 2004, depois de quase uma década de observação, a transferência de créditos.

Há 15 anos qualquer musicista pode realizar sua graduação parte no Brasil com os professores mais capacitados e receber toda a orientação possível para sua estada em perfeitas condições em Boston, e lá concluir os créditos restantes para que obtenha o Iegree internacional.

Esse preparo para a mudança de país se dá por meio de formação musical prática e teórica, composição de valores culturais, introdução a linguagem musical em idioma nativo (não é o inglês da Berklee porque não existe inglês da Berklee, e sim termos musicais que constituem o dia a dia dos estudantes de música no idioma anglo-saxão).

A diferença entre o programa oficial oferecido pelo Souza Lima, com autorização de uso da marca e metodologia da Berklee, e de outras escolas passa pela questão regulamentar.

Visite o site da Berklee e localize os programas credenciados em cada país. Utilizar uma marca de maneira ilegal é mais do que se aproveitar de uma situação, é ludibriar o público, os clientes, isso por se só é um péssimo sinal.

O que o programa Preparatório para a Berklee ensina?

– Formação teórica. Perceptiva. Formação Comportamental. Prática de instrumento, improvisação e interpretação. Prática de Leitura. Preparação para audição da Berklee. Orientação de carreira. Orientação da vivência os EUA. Adaptação. Contato com outros estudantes egressos do Souza Lima que poderão ser anfitriões na estada em território norte-americano. Orientação para a prova de bolsas. E ainda mais…

Infelizmente não dá pra colocar tudo, do contrário somos copiados. Assim como no programa: Como funciona o curso Preparatório para a Berklee?

O que não é possível copiar do Souza Lima?

Somos uma Faculdade credenciada e reconhecida pelo MEC, agraciada por estrutura em nota máxima, assim, veja, formamos alunos em um curso regular oficial já no Brasil. Estudar aqui é muito mais do que se preparar. Na faculdade você cumpre créditos fundamentais para sua formação como músicos e que vale em todo território nacional.

Agende orientação presencial, escreva um e-mail para joao.marcondes@souzalima.com.br

Saiba mais!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleO que é escala de tons inteiros?
Next articleQuais as principais características do Pagode?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.