Como ser músico?

Cursos Técnicos

Estudar um instrumento. Ter uma banda. Tocar. Fazer shows. Parece que nascemos para o palco, quando decidimos ser músicos. Mas vamos viver de música? Sim, parece é a  resposta. Então precisamos nos organizar.

O primeiro passo: Conhecer as áreas de atuação do músico.

Embora pareça simples a música possui diversas variações profissionais, e podemos ser específicos ou diversificados em nossa atuação profissional.

Ser apenas instrumentista. Ser apenas arranjador. Ser apenas compositor. Ser apenas educador musical. Ou atuar com diversificação.

O segundo passo: Definir um plano de carreira.

Em quanto tempo você pretende viver de música. Dedicar-se a um instrumento. E para depois lecionar ou tocar em pequenos eventos. A seguir ingressar em uma faculdade ou curso regular. Ou enviar materiais para se estabelecer músico contratado de um artista de renome.

O terceiro passo: Fazer ou não fazer faculdade de música?

É uma decisão e tanto. Fiz e faria novamente. Muitos contatos profissionais acontecem no ambiente da graduação. E realizar um curso pode fazer a diferença.

Não realizar fará com que necessite consolidar um percurso individual. De ampla dedicação. E que demanda ótima orientação pessoal.

O quarto passo: Empreender

O músico empreende sobre sua marca. Seu nome é a matriz de seu desenvolvimento. É o motivo de sua estada. O que pretende consolidar.

Assim, onde muitos músicos falham, e até desistem, é na consolidação de seu nome. De como seu nome será visto! De como será contratado! De como será solicitado!

Quem não é visto não é lembrado! Esse ponto é deve ser avaliado continuamente! Revisto e explorado!

O quinto passo: Divulgar

Divulgue seus êxitos com sabedoria. Em cada cachê recebido, invista um percentual em divulgação. Esse será seu maior êxito, principalmente na consolidação de sua network, que mesmo estabelecido precisa ser renovado – o mercado oscila para todos.

Mais passos virão!

E isso, sem considerar as séries que já possuímos em nosso blog! Dicas para o futuro músico profissional, Quero ser Músico e Quero ser músico entrevista.

Vale pesquisar acima!

Publicado em 2018, ampliado e revisado em 14 de junho de 2022.

Pós Graduação