Existe algum elemento musical que seja mais importante?

Existe algum elemento musical que seja mais importante?
Cursos Técnicos

Existe algum elemento musical que seja mais importante?

Compreendendo três elementos principais na estruturação musical: melodia, ritmo e harmonia – é sim, possível afirmar que existe um elemento musical que seja mais importante. E ainda descartando do plano de escuta a instrumentação e a expressividade.

Dentro da perspectiva de escuta, para mim, é inevitável compreender que o elemento musical mais importante é a melodia. Justamente por assumir protagonismo na percepção do ouvinte.

Ritmo, sem dúvida, é o segundo elemento mais importante. Legando a harmonia como terceiro elemento fundamental na escuta. E isso desconsiderando expressividade, que colocaria acima como anexo a melodia, e até mesmo instrumentação – que dentro da escuta é parte fundamental.

Nos conservatórios e faculdades de música curiosamente há um número importante de disciplinas que tratam da harmonia, e nenhuma que trate exclusivamente da melodia.

Inexiste matéria para ritmo, como leitura até há, mas me refiro como prática criativa ao desenvolvimento desse elemento tão importante.

É por isso inclusive que há o senso comum abestalhado de que para compor uma música você precisa estudar harmonia. Mais uma dessas mentiras criadas por teóricos que nada compõem.

Certo músico, que se julga compositor, em certo embate me arguiu do porque não considerar o livro Harmonia, do compositor Arnold Schoenberg, um bom livro de estudo. Segundo esse compositor o livro tem capacidade de formar compositores.

Eu pude educar com esse livro, e estudar harmonia através desse livro – inclusive com esse músico. O livro forma no máximo para análise. E talvez por esse motivo esse músico somente seja instrumentistas – desses bem medíocres, que embora se julga compositor e educador, passa longe de ser ambas as coisas.

E observando seu alunado de alguns anos, o máximo que ele faz é enganar os estudantes. Que felizmente acordam para os feitos pútridos e mentiras do personagem. Pena perderem tempo com profissional que na verdade nem chega a mediocridade, está abaixo dela.

Pratique técnicas de desenvolvimento melódico. E concentre-se para compreender a música como algo maior, que possui efeito – que também é mais importante que a harmonia. Fica a dica.

A melodia é mais importante.

Não é por nada que parte importante dos instrumentos são melódicos, todos são capazes de produzir ritmo, mas poucos são capazes de produzir harmonia – e mesmo assim dividem seu tempo produzindo melodia.

Pós Graduação
Previous articleEm que cursos posso estudar improvisação musical?
Next articlePelé tentou carreira musical?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.