Música em compasso ternário!

Cursos Técnicos

O compasso que organiza o pulso constante de três em três tempos é chamado compasso ternário. Ou seja, de métrica ternária.

Você conhece alguma música em compasso ternário? Vamos então para alguns exemplos?

Identifique o PULSO CONSTANTE! A seguir escute o fluxo harmônico! O ostinado rítmico! Procure enfim a métrica ternária, que lhe trará o “um dois três”!

Primeiro um samba em compasso ternário, claro, como métrica modificada, já que habitualmente o samba é um gênero binário. “Cravo e Canela“, Milton Nascimento

Um hino da música brasileira: “Pra não dizer que não falei das flores” Geraldo Vandré.

Outro hino? “Romaria” Renato Teixeira, na voz de Elis Regina.

VALSA BRASILEIRA

Entre as mais tradicionais formas do compasso ternário: “Valsa Brasileira” Edu Lobo e Chico Buarque. Na voz de um autor e da sempre surpreendente Mônica Salmaso.

Uma das composições que mais aprecio, e me faço devoto da interpretação.

Outra forma ternária na marcha-rancho dos amigos Wagner Barbosa e Demetrius Lulo, na voz da também amiga Paula Mirhan – cantora que tive o prazer de produzir seus dois primeiros discos e hoje integra a Filarmônica de Passargada. Cantando “Se essa rua” – uma marcha ternária.

PONTOS DA PERCEPÇÃO

Importante sentir o pulso constante. E do pulso constante se apegar a padrões rítmicos que são recorrentes, trocas de acorde de quando em quando, acentos do próprio canto, ou do arranjo. Façam da escuta uma aula, ou melhor, de cada escuta uma lição.

Publicado em 2018, e republicado em 14 de junho de 2022.

Pós Graduação
Previous article7 razões para Estudar Música
Next articleAs características do Saxofonista
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.