O que é Baixo Cifrado?

Cursos Técnicos

O Baixo cifrado é um instrumento de representação harmônica típica de instrumentos contínuos como o órgão e o cravo, amplamente utilizado período Renascentista para a música de caráter vocal.

A escrita do baixo cifrado representa síntese. Uma abreviação dos movimentos melódicos, das vozes que se encontram de maneira a constituir harmonia.

O instrumento contínuo então realizava abreviação das vozes de maneira a contribuir com a afinação, com a sustentação do agrupamento vocal, pautado sob o conjunto ou o sistema de uma partitura.

Antes de mais nada o Baixo cifrado é composto por algarismos romanos e numerais que determinam a disposição das notas. Posição fundamental, primeira e segunda inversão para tríades. Posição Fundamental, primeira, segunda e terceira inversão para tétrades.

Então!

A síntese que representa o baixo cifrado a primeira vista, é amplamente utilizada com objetivos da análise musical. De caráter instrumental e vocal. Faz parte, por exemplo, dos processos de avaliação de universidades públicas.

O acorde, em modo maior, está em posição fundamental, bastará pauta-lo com o algarismo romano que representa o conjunto. Estamos em fá maior. De antemão os acordes serão gerados a partir dos sete sons da escala. Fá, sol, lá, si bemol, dó, ré e mi, são fundamentais de acorde.

A sobreposição de terças, se duas terças sobrepostas formar-se-ão tríades ou se três terças sobrepostas formar-se-ão tétrades, acima de tudo.

Tríades

Desde já o acorde composto em posição fundamental para cada um desses graus serão representados I, II, III, IV, V, VI, VII.

O acorde composto em primeira inversão em cada um desses graus será representado: I6, II6, III6, IV6, V6, VI6, VII6. Algarismo romano que representa o grau, mais o número seis.

O acorde composto em segunda inversão em cada um desses graus será representado: I64, II64, III64, IV64, V64, VI64, VII64. Algarismo romano que representa o grau, mais o número seis e quatro.

Tétrades

O acorde composto em posição fundamental, tétrade, em cada um desses graus serão representados I7, II7, III7, IV7, V7, VI7, VII7.

Na primeira inversão, o acorde, tétrade com baixo na terça, em cada um desses graus será representado: I65, II65, III65, IV65, V65, VI65, VII65. Algarismo romano que representa o grau, mais o número seis e cinco.

E em segunda inversão a tétrade com baixo na quinta, em cada um desses graus será representado: I43, II43, III43, IV43, V43, VI43, VII43. Algarismo romano que representa o grau, mais o número quatro e três.

O acorde composto em segunda inversão, tétrade com baixo na sétima, em cada um desses graus será representado: I2, II2, III2, IV2, V2, VI2, VII2. Algarismo romano que representa o grau, mais o número dois.

Curiosidades:

O Baixo cifrado não qualifica diretamente o acorde. Cabe a quem analisa avaliar a composição dos conjuntos definindo, desde então, se o acorde é maior, menor, aumentado ou diminuto.

Mesmo para análise o baixo cifrado deve ser pautado abaixo da última pauta do sistema.

O baixo cifrado não prevê disposição total das notas, apenas o conjunto, e se posição fundamental, ou inversões.

Há peculiaridades ao modo menor, mas fica como assunto para outra publicação.

Bom! Vamos em frente! Trata-se aqui de mais uma maneira de se representar conjuntos de notas!

Pós Graduação
Previous articleUm músico precisa ter redes sociais?
Next articleComo é um curso Técnico em Música?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.