O que é gravação mista? Overdubbing e ao vivo?

Quais notas fazem parte dos acordes que tem LÁ bemol como tônica? Ou fundamental.
Cursos Técnicos

O que é gravação mista?

Chegamos a um ponto interessante sobre os processos fonográficos. Mais um tema relevante dentro do curso Técnico em Processos Fonográficos com ênfase em produção musical do Souza Lima.

Gravação mista é aquela realizada parcialmente ao vivo e parcialmente por overdubbing. Por exemplo ao desenvolver a base fonográfica com baixo e bateria, ou com instrumentos que sejam considerados a espinha dorsal do fonograma e a outra parte registrada por overdubbing, por sobreposições adicionais.

Um power trio, por exemplo, que registrou ao vivo baixo, bateria e guitarra, e cujo guitarrista a seguir, em outro momento, grava seus solos. Essa espécie de gravação é realizada desde a década de 1980.

E quem usa gravação mista?

Hoje a gravação mista é amplamente utilizada por artistas do centro do mercado fonográfico. Podendo produzir as bases ao vivo com público, e retoques e ajustes, regravações as vezes integrais de voz refeitas em estúdio.

Um processo que observei de gravação mista, foi o primeiro registro da bateria em estúdio. Levada ao palco foi tocada como base, com o baterista tocando sobre a bateria gravada sem registra-la, e ao vivo gravar guitarra, baixo, teclado – instrumentos que serão registrados em linha, ambiência do público. E a voz cantada com pressão foi regravada em estúdio. Uma proposta interessante adaptada nos últimos dez ou quinze anos pelo mercado fonográfico.

A questão é produzir algo que tenha características do ao vivo quanto a desempenho, pressão, força, e que conserve características do overdubbing de separação de timbres, de capacidade de edição e mixagem. A gravação mista é um processo importante para o ROCK, que a deflagrou de fato, mas que tem sido muito utilizada hoje no Brasil pela música Sertaneja.

A grande questão é saber quando utilizar cada processo de gravação. E para isso foi desenvolvido o programa técnico do Souza Lima, para discutir essas características. Saiba mais e inscreva-se.

Curso de produção musical é bem mais do que aprender a levantar som em programa, gravar e mixar. Trata-se de conceito!

Vamos em frente!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articlePreparatório para Vestibular de Música
Next articleO que é gravação por overdubbing?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.