O que é improvisação musical?

Cursos Técnicos

O que é improvisação musical?

Improvisar é ser capaz de desenvolver uma estrutura musical interessante em tempo real. Ou seja, criar uma melodia, um ritmo, um conjunto harmônico, sempre de maneira original em determinado período musical.

A improvisação ocorrer em três espécies:

1| A improvisação livre ocorre quando não se estipula forma ou estrutura, ritmo ou conjunto de notas. Como exemplo vamos ouvir um trabalho meu chamado “Cabriola”?

2| A improvisação pode ser sobre a forma de uma composição, elencando tonalidade, ciclos harmônicos, estilo e gênero. Como exemplo vamos ouvir um trabalho de Miles Davis, So What, do álbum Kind Of Blue.

 

Ainda sobre o mesmo contexto da forma vamos ouvir Hermeto Pascoal e Elis Regina na interpretação de Garota de Ipanema, de maneira totalmente improvisada.

3| A improvisação pode se consolidar por variação melódica, ou seja, da mesma maneira que pela forma, induzirá o ouvinte a uma outra experiência concebendo pequenos contrastes com a expectativa que lhe é original.

Neste contexto vamos ouvir a interpretação sobre o choro, concebendo variações seguidamente em contraponto ou sobre a estrutura original e da mesma maneira sobre o desenvolvimento composicional de Egberto Gismonti.

Cada forma de se improvisar propõe valores exclusivos, e sua aprendizagem está relacionada aos desenvolvimentos da expertise no instrumento. A improvisação também é um excelente método para o desenvolvimento da composição.

Para tanto saber improvisar deve-se constituir de um primeiro passo: desenvolva referência estética, ou seja, faça apreciação, escute seguidamente o estilo que pretende dominar quanto improvisador!

Nas próximas semanas teremos uma série específica sobre improvisação! Com os textos:

Em que programas eu posso estudar improvisação?

O que é chorus em improvisação?

Quais estilos de música possuem mais improvisação?

Quem são os maiores improvisadores da história da música brasileira?

Como estudar improvisação?

No Souza Lima oferecemos um programa específico de improvisação! Especialização técnica em improvisação, saiba mais!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleQuero ser musicista Entrevista: Hilda Maria
Next articleQuando é sustenido e quando é bemol?
Eu sou o Professor João Marcondes! Apaixonado por música e educação musical. Sou compositor e instrumentista com muita coisa publicada. Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical da Faculdade e Conservatório Souza Lima - cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, e sou diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. E também de maneira impressa. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Minhas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. Sou diretor e fundador da gravadora BAC Discos! Que lançou diversos artistas atuantes hoje na música brasileira. Conheça em www.bacdiscos.com/ Segue meu instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/