O que é mais importante para carreira de um músico?

Cursos Técnicos

O que é mais importante para carreira de um músico?

Organização. Em uma palavra, se você queria apenas uma resposta, está entregue, siga sua navegação. Se você quer algo mais, siga a leitura.

Definir o que é mais importante para carreira do músico pode gerar interpretações dúbias – uns considerarem apenas o lado artístico, outros considerarem como tocam ou seu equipamento, eu aqui estou respondendo a partir de uma observação integral no êxito que obtive até aqui na minha carreira.

O que me trouxe até aqui foi a organização.

E organização em um sentido muito maior. Não estou falando da mesa organizada. Ou da agenda apenas. Estou falando de um projeto de vida condizente com sua estrutura emocional, musical, e diria, até familiar.

Mercado muito agressivo

Passei por muitas situações sérias no trabalho. Assédio moral, por exemplo, em um momento de juventude, onde o personagem me viu crescer e se sentiu ameaçado, e pôs as garras na canalhice tentando me derrubar. Ali foi um momento crucial da minha carreira, e o que me tirou da situação, organização.

Essa organização também precisa ser financeira. E precisa até se referir a formação. Quando investir em educação, em que cursos estar, como atuar de fato para se aprimorar.

A organização traz o “timing” das decisões. A escolha do momento do certo para sair ou para entrar.

Fuja amigo desses cursos patéticos ou dessas pessoas que falam que o novo mercado está aqui, o novo momento está por vir, que agora tudo mudou.

Nada mudou amigo. Precisamos continuar sendo competentes no que fazemos. Estando prontos para quando a necessidade chegar, mediante seu planejamento de vida.

Eu organizo a minha carreira em ciclos de sete anos. De sete em sete anos, observo as conquistas, os pontos de encontro, o que foi a mais, o que foi a menos, e depois do escopo, faço novo planejamento. Comecei isso aos 15 anos. E nunca é tarde.

Você pode ter o melhor equipamento. Ser mais conhecido do que eu. E sua carreira deixar a desejar em todos os sentidos.

Realizar é meu plano e ninguém no Brasil, e me arrisco no mundo, realizou em música mais do que eu nos últimos dez anos.

Pós Graduação
Previous articleComo estudar trilha sonora no Brasil?
Next articleO que representa ser músico em um país como o Brasil?
Eu sou o Professor João Marcondes! Apaixonado por música e educação musical. Sou compositor e instrumentista com muita coisa publicada. Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical da Faculdade e Conservatório Souza Lima - cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, e sou diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. E também de maneira impressa. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Minhas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. Sou diretor e fundador da gravadora BAC Discos! Que lançou diversos artistas atuantes hoje na música brasileira. Conheça em www.bacdiscos.com/ Segue meu instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/