O que é mais importante para carreira de um músico?

Cursos Técnicos

O que é mais importante para carreira de um músico?

Organização. Em uma palavra, se você queria apenas uma resposta, está entregue, siga sua navegação. Se você quer algo mais, siga a leitura.

Definir o que é mais importante para carreira do músico pode gerar interpretações dúbias – uns considerarem apenas o lado artístico, outros considerarem como tocam ou seu equipamento, eu aqui estou respondendo a partir de uma observação integral no êxito que obtive até aqui na minha carreira.

O que me trouxe até aqui foi a organização.

E organização em um sentido muito maior. Não estou falando da mesa organizada. Ou da agenda apenas. Estou falando de um projeto de vida condizente com sua estrutura emocional, musical, e diria, até familiar.

Mercado muito agressivo

Passei por muitas situações sérias no trabalho. Assédio moral, por exemplo, em um momento de juventude, onde o personagem me viu crescer e se sentiu ameaçado, e pôs as garras na canalhice tentando me derrubar. Ali foi um momento crucial da minha carreira, e o que me tirou da situação, organização.

Essa organização também precisa ser financeira. E precisa até se referir a formação. Quando investir em educação, em que cursos estar, como atuar de fato para se aprimorar.

A organização traz o “timing” das decisões. A escolha do momento do certo para sair ou para entrar.

Fuja amigo desses cursos patéticos ou dessas pessoas que falam que o novo mercado está aqui, o novo momento está por vir, que agora tudo mudou.

Nada mudou amigo. Precisamos continuar sendo competentes no que fazemos. Estando prontos para quando a necessidade chegar, mediante seu planejamento de vida.

Eu organizo a minha carreira em ciclos de sete anos. De sete em sete anos, observo as conquistas, os pontos de encontro, o que foi a mais, o que foi a menos, e depois do escopo, faço novo planejamento. Comecei isso aos 15 anos. E nunca é tarde.

Você pode ter o melhor equipamento. Ser mais conhecido do que eu. E sua carreira deixar a desejar em todos os sentidos.

Realizar é meu plano e ninguém no Brasil, e me arrisco no mundo, realizou em música mais do que eu nos últimos dez anos.

Pós Graduação
Previous articleComo estudar trilha sonora no Brasil?
Next articleO que representa ser músico em um país como o Brasil?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.