O que é trilha sonora?

trilha sonora
Cursos Técnicos

Trilha sonora é música que compõe ou alimenta um segundo objeto ou ambiente artístico, com intuito de sublinhar, fortalecer ou afirmar sensações humanas.

A partir de valores estéticos e técnicos a trilha sonora se estabeleceu.

E hoje oferecemos no Souza Lima o curso técnico de composição e arranjo com ênfase em trilha sonora! Acesse o site: www.souzalima.com.br

Vamos lá que a trilha sonora então é algo constituído para que se destaquem através da música os valores fundamentais de uma arte encenada – da dança, da dramaturgia teatral ou cinematográfica, mas também pode alimentar ou compor a exposição de um museu.

Desde o período Barroco quando a música propositadamente se separou de outras artes, ganhando notável destaque nas composições instrumentais, através das tocatas constituindo valor para uma arte pura – restrita e comunicativa e organizando apenas som e silêncio, outras artes viram necessária outra relação com a música. Sem associação direta ou indireta com cerimônias religiosas ou outras artes, a música se colocava como arte para ouvir, apreciar, e só.

Era preciso então outra música, que nascesse para acompanhar outras artes, assim, então, nasceu a trilha sonora.

A ideia de música pura

Sequer a música vocal, se dotada de texto, estava relacionada por esse pensamento, por esse ponto de vista cuja arte pura se sobressaía.

O notável propulsor, o compositor, provavelmente um dos maiores da história da música ocidental, ou senão o maior de todos os tempos, J.S. Bach, fora partidário da música pura.

Música para coreografia, não coreografia para música

A música prosseguiu fortalecida e apoiada em outras artes. E possui protagonismo, mesmo que secundária na construção de determinadas linguagens artísticas. O que justifica a existência do conceito de trilha sonora.

Desde o século XIX os coreógrafos compõem dança sem que haja música, para que um músico compositor a faça a seguir inspirado nos movimentos previamente concebidos. Estava evidenciado então o reforço ou até surgimento dos preceitos que separam música pura e trilha sonora.

Há obras compostas previamente, e até mesmo compositores que propuseram música para dança, mas nos dias de hoje os coreográficos reservam a si a independência para novas criações artísticas.

Há nessa projeção uma inversão, se antes a música era composta para que se dançasse, desde então a música passou composta para ilustrar, sublinhar ou fortalecer um movimento coreográfico. Escuta só uma trilha que compus para um filme!

Secundária

Ao que se afirma, a trilha sonora embora fundamental é uma forma de tornar a música uma ação secundária, seja na estrutura de uma obra artística da dança, teatro, cinema, ou de uma exposição de artes visuais.

Interagindo com os sons diegéticos – aqueles que fazem parte da cena originalmente gravada, ambiências e ruídos, a trilha sonora é uma obra composta especialmente para essa ocasião.

Um filme depois de composto, roteirizado, valorado em pesquisas, situado na história, gravado, e até editado, procura através de seu diretor geral um músico compositor que estabeleça trilha sonora original, em grande parte, para a película.

O conceito de trilha deflagra uma obra musical que é complementar com funções e direções pré-determinadas, que alimentam outra espécie de obra artística, sublinhando passagens e pontos de ênfase cenográfica ou cênica.

Mas podemos utilizar uma obra que existe e foi composta para outra ocasião como trilha sonora?

Sim. Embora devêssemos considerar por respeito a origem proposta pelo compositor da obra. Tive essa conversa certa dia com um coreografo que decidiu dançar a Área na quarta corda, de Bach. O que Bach considerava sobre sua criação? Para tal, deveria ser respeitada.

Dançar Bach então é uma heresia?

Não, ninguém será preso por isso (ao menos por enquanto), ocorre que algumas de suas obras foram criadas com a finalidade de apreciação, pura e simplesmente.

Criou-se com a trilha sonora uma nova escola para a música. Uma escola de aprendizagem voltada a composição, que utiliza dos recursos da composição, mas que se estabelece de forma dependente do que se procura ou se prevê ilustrar.

Do que se procura ou prevê sublinhar, destacar.

A música é uma arte independente, quando uma arte complementar estabelecemos o nome de trilha sonora.

Qual é uma trilha inesquecível para você? A minha sem dúvida é a do Senhor dos Anéis.

Se for de games, do Super Mário. De Série? GoT.

#VemProSouzaLima

Me segue no instagram logo teremos muito conteúdo por lá: https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/

Artigo publicado em 21 de maio de 2018, ampliado e revisado em 2023, 20 de maio.

Quer estudar composição e arranjo com ênfase em trilha sonora? #VemProSouzaLima

E me escreve para joao.marcondes@souzalima.com.br e falamos a respeito!

Pós Graduação
Previous articleExiste curso de formação em trilha sonora?
Next articleO que é uma trilha sonora não-temática?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.