O que é um acorde diminuto?

diminuto
Cursos Técnicos

O que é um acorde diminuto?

Acorde diminuto é uma estrutura musical, que pode ser estabelecida como tríade ou como tétrade.

Se tríade o conjunto diminuto apresenta fundamental (que dá nome ao acorde), terça menor e quinta diminuta.

Se tétrade o conjunto diminuto apresenta fundamental, terça menor, quinta diminuta e sétima diminuta. A composição da tétrade diminuta estabelece simetria, ou seja, entre fundamental – terça – quinta – sétima – repetição da fundamental, há exatamente a mesma distância intervalar de um tom e um semitom.

A composição de uma tétrade diminuta possui dois trítonos, sendo a única tétrade que agrupa intervalos da mesma espécie em sua estrutura.

O acorde embora possua trítono, dentro do campo das funções da harmonia popular, pode comportar-se com função dominante tanto quanto com função subdominante, apenas lhe é negada a possibilidade se comportar como função tônica.

Pela simetria e por possuir dois trítonos, a estrutura da tétrade diminuta atua como uma espécie de coringa, podendo levar o acorde por tensionamento a diversas regiões de uma tonalidade. Ou até mesmo propiciar uma modulação.

Um mesmo trítono se relaciona com duas tônicas diferentes, uma mesma tônica está em um tom maior tanto quanto em um tom menor, justo posto, dois trítonos do acorde relacionam-se com até oito tonalidades diferentes, quatro maiores e quatro menores.

Curiosidade

Algumas progressões harmônicas usufruem muitíssimo das estruturas de acorde diminuto. Vamos ouvir?

Esse artigo tende a crescer! Vamos lá!

Pós Graduação
Previous articleDe onde veio a batuta?
Next articleO que o carnaval representa para a música brasileira?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.